Corpo de Bombeiros Militar em Costa Rica apoia projeto de responsabilidade socioambiental do município

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, julho 7, 2017 as 11:47 | Voltar

Costa Rica (MS) – Nesta quarta-feira (05), o 19º Subgrupamento de Bombeiros militar em Costa Rica, desenvolveu uma ação social durante o lançamento oficial do Projeto denominado Costa Limpa, originado na Escola Municipal Prof. Adenocre Alexandre de Morais, durante a disciplina de Matemática Financeira e Empreendedorismo. Trata-se dum projeto de responsabilidade socioambiental de autoria da Cabo Bombeira Militar Katiane Alves, do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar.

O evento foi desenvolvido das 15h30min às 21h30min, durante a realização da “Feira Rica”, que ocorre todas as quartas-feiras de cada mês na área central da cidade. Mas de 70 crianças de 05 a 16 anos, participaram das atividades de rapel e tirolesa, cuidadosamente adaptadas ao público infanto-juvenil.

Entre as pessoas que prestigiaram o evento, destacara-se as presenças de representantes das empresas Odebrecht e Fazenda Planalto – Grupo SLC, além dos proprietários de grandes restaurantes da cidade e do Presidente do Conselho Municipal de Segurança, do Secretário de Cultura e Meio Ambiente, do Comandante da Polícia Militar Ambiental, do Comandante e do Subcomandante do 19º Subgrupamento de Bombeiros militar, da diretora e professoras da Escola Municipal Prof. Adenocre Alexandre de Morais.

Reconhecendo a relevância do Projeto para a sociedade e para o meio ambiente e, ainda atendo a solicitação da Escola Municipal, o 19º Subgrupamento de Bombeiros se tornou parceiro do Projeto que, apresenta em sua estrutura central, uma estratégia ecologicamente correta para a reciclagem do óleo de cozinha usado, produzido nos estabelecimentos comerciais e nas residências da cidade e região. A vigência do Projeto vai até 05 de dezembro de 2017, período em que a Unidade de Bombeiros irá apoiar e incentivar o engajamento do comércio e da população de um modo geral. Nestes termos, a cada 4L de óleo usado, entregues no Quartel dos Bombeiros, preferencialmente por uma criança, garante o agendamento de uma manhã de atividades com os Bombeiros Militares, que será realizada todo último sábado de cada mês, até a finalização do projeto Costa Limpa, em dezembro de 2017. Esta iniciativa, objetiva a conscientização e sensibilização das pessoas da comunidade, no sentido de fazer com que as famílias participem da proposta de reciclagem do óleo de cozinha usado.

O apoio ao Projeto por parte do comércio da região, ocorreu rapidamente. Já são mais de 3 grandes restaurantes que aderiram a proposta de trabalho a ser desenvolvida e mais de 1000L de óleo de cozinha usado, já foram arrecadados. O Prefeito Municipal de Costa Rica, marcou para o próximo mês (agosto), um café da manhã com os alunos do 8º ano B, que idealizaram o Projeto. Na data a ser marcada, será realizado o Dia D para que as crianças apresentem o projeto diretamente ao preito, que irá disponibilizar um caminhão da secretaria de educação para realizar a coleta do óleo usado, doado pelos estabelecimentos e por grandes empresas da cidade e região.

A metodologia do Projeto Costa Limpa, dá conta de que todo o produto armazenado, será destinado para a venda a três empresas localizadas na Capital e, o valor levantado, será convertido em premiações para as crianças idealizadoras do projeto, como forma de incentivo e na estruturação de novos materiais, com vista à continuidade das ações para o ano de 2018.

Paras o comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Costa Rica, a iniciativa de empreender ações e ideias de cunho socioambiental, pode contribuir, sobremaneira para com a construção do senso crítico das crianças como futuros cidadão comprometidos com questões da coletividade em prol das pessoas e do meio ambiente.

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.