Bombeiros Militares em Costa Rica realizam instrução de combate a incêndio estrutural

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 28, 2017 as 11:53 | Voltar

Costa Rica (MS) – O 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar realiza Instrução de Tropa Pronta (ITP), direcionada ao combate a incêndio estrutural para todo o efetivo operacional e administrativo da Unidade.

O evento que ocorreu nesta quarta-feira (27), no quartel de bombeiros em Costa Rica, das 7h30min às 16h45min, abordou a importância da avaliação do comandante da operação durante o combate ofensivo em caso de incêndio estrutural, considerando os preceitos estabelecidos pelo Sistema de Comando de Incidente (SCI), adotado pela Corporação.

Nesse sentido, buscou-se esclarecer a relevância da fase estratégica para a preparação dos militares, com vistas ao desenvolvimento e aplicação prática dos princípios táticos e técnicos de ação, durante situações de combate a incêndio estrutural. Atividades comuns à rotina operacional dos Corpos de Bombeiros Militares.

Quanto ao desenvolvimento dos treinamentos práticos realizados durante as instruções, destacaram-se as técnicas de conferência, equipagem e desequipagem com Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), além da realização da técnica de resgate de emergência de vítimas de um ambiente sinistrado, com a utilização de escada.

Os militares ainda foram instruídos quanto aos procedimentos para o estabelecimento de materiais e posicionamento das viaturas de combate a incêndio no local da ocorrência, considerando à necessidade de se obter um suprimento de águas para a continuação do combate, baseada na tática denominada como Sistema Pião.

Segundo o Manual Técnico de Bombeiros nº. 32 – Estratégia e Tática de Combate a Incêndio, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo:

“O sistema pião consiste no abastecimento de viaturas em sistema de revezamento, onde várias viaturas de menor capacidade d’água abastecem uma viatura de maior capacidade, que por sua vez supre o combate ao incêndio”[...] (PMESP, 2006).

Para o Comandante do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar, as instruções são necessárias para a manutenção e elevação do nível técnico dos militares. Sendo assim, é imprescindível que as questões de caráter operacional, sejam tratadas e dirimidas durante a fase de predação técnica do efetivo, considerando o contexto estratégico adotado segundo à peculiaridade de cada Unidade de Bombeiros Militar do Estado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.