O Corpo de Bombeiros Militar em Costa Rica realiza Instrução sobre a aplicação de polias de salvamento

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 31, 2017 as 10:59 | Voltar

Costa Rica (MS) – O 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar envolveu todo o seu efetivo operacional e administrativo durante a realização de Instrução de Tropa Pronta, abordando a aplicação das polias de salvamento em altura durante a rotina operacional da Corporação.

O evento ocorreu nesta quarta-feira (30), na unidade de Bombeiros, das 8h às 17h. A instrução abordou tópicos indispensáveis ao planejamento e controle de situações de risco, envolvendo operações de salvamento em altura, destacando os princípios técnicos e de segurança, constantes no Procedimento Operacional Padrão – POP nº 3, da Corporação, que prevê a organização e o gerenciamento dos procedimentos técnicos para o salvamento em altura de pessoas em tentativa de suicídio.

Os militares ainda foram instruídos sobre a técnica de resgate de vítima em suspensão inerte, com o emprego de sistemas pré-montados de polias, com captura de progresso, tipo: sistema 2x1, sistema 3x1 e sistema 4x1, como a finalidade de se obter vantagem mecânica durante o resgate de vítimas que, eventualmente, possam ficar presas durante a realização de atividades de acesso por cordas ou mesmo, durante a realização de trabalhos diversos, como por exemplo: durante a realização de manutenção em torres, gruas, antenas, serviços de pinturas e limpeza externa de vidraças.

Para o comandante da Unidade de Bombeiros Militar em Costa Rica, a instrução busca a manutenção e a elevação das habilidades técnicas dos militares, de forma progressiva e continuada, para a realização de atividades específicas, considerando a demanda operacional da Corporação.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.