Costa Rica (MS) – O 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar envolveu todo o seu efetivo operacional e administrativo durante a realização de Instrução de Tropa Pronta, abordando a aplicação das polias de salvamento em altura durante a rotina operacional da Corporação.
O evento ocorreu nesta quarta-feira (30), na unidade de Bombeiros, das 8h às 17h. A instrução abordou tópicos indispensáveis ao planejamento e controle de situações de risco, envolvendo operações de salvamento em altura, destacando os princípios técnicos e de segurança, constantes no Procedimento Operacional Padrão – POP nº 3, da Corporação, que prevê a organização e o gerenciamento dos procedimentos técnicos para o salvamento em altura de pessoas em tentativa de suicídio.
Os militares ainda foram instruídos sobre a técnica de resgate de vítima em suspensão inerte, com o emprego de sistemas pré-montados de polias, com captura de progresso, tipo: sistema 2×1, sistema 3×1 e sistema 4×1, como a finalidade de se obter vantagem mecânica durante o resgate de vítimas que, eventualmente, possam ficar presas durante a realização de atividades de acesso por cordas ou mesmo, durante a realização de trabalhos diversos, como por exemplo: durante a realização de manutenção em torres, gruas, antenas, serviços de pinturas e limpeza externa de vidraças.
Para o comandante da Unidade de Bombeiros Militar em Costa Rica, a instrução busca a manutenção e a elevação das habilidades técnicas dos militares, de forma progressiva e continuada, para a realização de atividades específicas, considerando a demanda operacional da Corporação.