Campo Grande (MS) – Na última segunda-feira, dia 27 de maio, durante o período matutino, o Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (A.P.H) I/2019 realizou visita técnica na Força Aérea Brasileira (FAB) e participou da instrução ministrada pelo 2º/10º Grupo de Aviação (GAV) – Esquadrão de Busca e Salvamento. O Capitão Médico Mauro Pascale, acompanhado pelos instrutores: 1º Tenente Médico Felipe Lessa, Suboficial Fabio Pereira de Carvalho, 1º Sargento Ederjan Alves de Lima, 2º Sargento Matheus José Garibaldi dos Santos e o 2º Sargento Vinícius de Souza Melo conduziram a visita técnica e a instrução teórico-prática de “Ferimentos, Hemorragias e Choque no A.P.H Tático”.
A primeira causa de morte no ambiente pré-hospitalar, associada ao trauma, está relacionada a hemorragia que é definida como a ruptura de vasos sanguíneos com extravasamento de sangue. Dentro de um programa internacional conhecido como “Stop Bleed” – “Pare o sangramento”, os alunos do Curso de Resgate e A.P.H I/2019 tiveram a oportunidade de conhecer técnicas adaptadas para o ambiente tático.
O 1º Tenente Médico Felipe Lessa abordou o tema de maneira prática e eficaz enfatizando a importância da utilização correta de dispositivos de contenção de hemorragia. Ao apoiar instituições que compõe a Segurança Pública Estadual e as Forças Armadas, faz-se necessário que o Bombeiro Militar especialista em Resgate possua os conhecimentos e habilidades necessárias para uma atuação integrada.
Com a preocupação em prestar um serviço eficiente para a sociedade e com critérios bem definidos para utilização de torniquetes durante uma hemorragia severa, as instruções ministradas enfatizaram o protocolo MARC 1, que prevê uma atuação rápida e precisa durante a contenção de hemorragias severas.
A coordenação do curso esteve presente e aproveitou o momento para conhecer a atividade executada pelo 2º/10º GAV – FAB, bem como estreitar e alinhar futuras instruções.