O Centro de Atendimento Biopsicossocial (CAB) é o órgão de apoio da Diretoria de Saúde do CBMMS que atualmente conta com a atuação dos assistentes sociais 1º Ten FRANCO e 2º Ten GARCIA, que são profissionais graduados e especialistas na área de Serviço Social.
O CAB recebeu demandas que envolvem situações de vulnerabilidade, como saúde mental, que somaram cerca de 23,4% dos atendimentos, licença para tratamento de saúde do militar e dependentes, 13 atendimentos a militares e familiares enlutados, encaminhamentos para as redes de saúde e outras políticas públicas.
Em 2022 o Serviço Social realizou em média 116 atendimentos por mês entre presenciais e remotos, dos quais 79% foram na Capital e 21% no interior, aos militares da ativa, da reserva, reformados, e seus dependentes, sendo que a maioria destes requereram acompanhamento, especialmente as situações relativas à saúde mental e física.
Dentre os atendimentos foram realizadas:
- Visitas sociais e institucionais em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), clínicas de tratamento em saúde mental, Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), estabelecimentos penais, entre outras;
- Contato e articulação com a rede intersetorial de serviços sociais e de saúde;
- Viagens ao interior do Estado para atendimento social;
- Capacitações sistemáticas e coordenação do Projeto de Regionalização do CAB em municípios do interior do estado;
- Coordenação do Serviço de Mobilidade e Assistência à Saúde Bombeiro Militar (SEMAS-BM) implementado pela Diretoria de Saúde;
- Realizou campanhas socioeducativas envolvendo a área da saúde pública;
- Organização e participação de eventos na área da saúde e do Serviço Social;
- Elaboração de documentos normativos para o CAB;
- Relatórios sociais de militares por demanda espontânea e por solicitação dos comandantes das unidades, do CBI e do CMB; entre outras atividades.
O Diretor de Saúde, Tenente Coronel Luidson Borges Tenório Noleto, afirma que “o Serviço Social compõe uma estratégia da Diretoria de Saúde de um trabalho técnico especializado, normatizado, importante para a promoção e prevenção da saúde, prevenção do absenteísmo com acompanhamento técnico, ético e humanizado.”
Os atendimentos presenciais do CAB são realizados no Centro Integrado de Justiça (CIJUS) para atendimento privativo do Serviço Social, na Rua Calógeras, esquina com a Rua 26 de agosto, sob agendamento prévio pelo telefone (67) 9 9225 3313.