Oficial do Corpo de Bombeiros Militar em Três Lagoas se forma especialista em curso no Estado da Bahia

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 30, 2018 as 13:20 | Voltar

Três lagoas(MS) - Nesta quarta-feira, 30 de Maio de 2018, o 2° Ten QOBM Samuel Pedrozo Borges, lotado no 5° Grupamento de Bombeiros Militares (5°GBM),  terminou com exito o “Curso de Operações em Incêndio (COI)”  realizado no Estado da Bahia com a duração de  23 dias.

CBMMS sendo representado pelo oficial do 5°GBM.

A Solenidade de formatura ocorreu nesta manha, às 9h, no anfiteatro do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia(CBMBA) com a presença do senhor Cel Francisco Luiz Telles de Macedo, Comandante Geral do CBMBA.

Foto do 2° Ten QOBM Pedrozo com o Cmd Geral do CBMBA, Cel Francisco Luiz Telles de Macedo.

Durante o curso, ocorreu grande exigência de preparação física e psicológica.

"Uma ocorrência de combate à incêndio é extremamente desgastante ao Bombeiro Militar e mesmo assim ele deve estar pronto para atuar e tomar decisões importantes; neste ponto, o curso nos leva de encontro com esses limites para que possamos desenvolver a plena consciência de que não é a quantidade de água, ou qualquer agente extintor que extingue o incêndio, mas sim, o uso correto da técnica eficaz", disse o 2° Ten QOBM Pedrozo.

Instrução de Combate a incêndios em liquidos inflamáveis.

Com duração de 23 dias, o Curso foi sediado no Departamento de Ensino e Pesquisa(DEP) do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia (CBMBA), na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador-BA, e computou uma carga horária de 200h/a com instruções nos periodos matutino, vespertino e noturno.

Treinamento realizado com posicionamento das linhas de ataque.

Após a adaptação dos alunos aos Equipamentos de Proteção de Incêndio (EPI) completo para combate aos mais diversos tipos de incêndios os alunos bombeiros militar receberam conhecimentos com os principais conteúdos que envolvem a área: Teoria do fogo, preparação pra o socorro, tipos de jatos e ataques, dinâmica do incêndio e comportamentos extremos do fogo, combate à incêndio em edificações verticais, incêndio em veiculos, ventilação aplicada ao combate à incêndio e líquidos inflamáveis,entre outros.

Cenário para instrução de combate a incêndio em líquidos inflamáveis.

Instrução de combate a incêndio dentro de Contêiner, onde é possível ver a eficiência do uso correto das técnicas de combate diante de condições extremas.

Devido ao alto grau de condicionamento e as provas práticas e teóricas que faziam parte do cronograma, somente 22 Bombeiros Militares concluíram o curso, sendo: 01 do CBMMS, 01 CBMRR, 01, CBMES, 02 CBMMG, 02 CBMCE e 15 do CBMBA.

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.