Parceria do 1º Grupamento de Bombeiros Militar garante vacina Profilaxia Pré-Exposicional Antirrábica para bombeiros militares.

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, outubro 20, 2017 as 12:28 | Voltar

 

Campo Grande (MS)-Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (19), em Campo Grande, a primeira Sala de Vacinação exclusiva para Grupos de Risco -Profilaxia Pré-Exposicional Antirrábica do País. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em um anexo do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) – Av. Sen Filinto Müller, 1601 (próximo ao Lago do Amor). A solenidade de inauguração contou com a presença da vice-prefeita Adriane Lopes, do secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, vereadores, coordenadores e superintendentes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto e representando o 1 °GBM o 1°SGT CRISTIANO Aparecido Ferreira Rocha – Idealizador do projeto na corporação.

A sala de vacina que começa a funcionar a partir de hoje é específica para atender pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais, como profissionais ou estudantes de medicina veterinária; biologia; agronomia; zootecnia, além de profissionais que atuam na captura de animais, como a Policia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros Militar.

Todos os militares poderão tomar a vacina Profilaxia Pré-Exposicional Antirrábica, sendo três doses (com 0, 7 e 28 dias) e devem se submeter a um controle sorológico a partir do 14º dia após a última dose do esquema. São considerados satisfatórios títulos de anticorpos maiores que 0,5 UI/ml. Em caso de título insatisfatório, isto é, menor que 0,5 UI/ml, é necessária uma dose de reforço e reavaliar novamente.

Esta parceria conta com o apoio da sra. Juliana Arena Galhardo, Professora adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde atua nas áreas de epidemiologia, zoonoses e saúde pública veterinária, incluindo a abordagem em saúde única.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.