Visando incrementar as ações de proteção do meio ambiente na região do Vale do Ivinhema, o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) assinou nesta semana termos da reforma e implantação do aeródromo no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
A pista de pouso no local é estratégica no combate a incêndios nesta região, que teve grande incidência de ocorrências em anos anteriores. Trata-se também da primeira base de combate a incêndio florestal do Governo.
Aeronaves
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS) possui duas aeronaves AirTractor que são utilizadas para combate a incêndio florestal. Adquiridas pelo Governo do Estado, atualmente, as aeronaves são as mais modernas do mundo na categoria. Cada uma possui capacidade de carregar até 3.100 litros de água.
Parque Estadual
O Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema possui 73.345,15 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Criado em 1998, foi à primeira Unidade de Conservação do Estado assim constituída. Sua criação foi motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta/CESP , em dezembro de 1998.
Fontes: Governo do Estado http://www.ms.gov.br/ Semadesc/Imasul
Rosana Siqueira, da Semadesc
Fotos: Bruno Rezende