Campo Grande (MS) – No final da noite deste domingo (18/06), militares lotados no 1º Grupamento de Bombeiros da capital realizaram o resgate de um homem, vitima de luxação em um dos joelhos, que se encontrava em um local de difícil acesso, na saída para Sidrolândia.
O acidente
Três amigos decidiram realizar um programa comum para muitos campo-grandenses nos finais de semana de calor intenso, resolveram realizar uma pescaria. Conforme relato da vitima, eles saíram de casa, por volta das 14h00min e seguiram em direção a uma represa na região da estrada da Gameleira, próximo ao Presídio Federal. A pescaria transcorria normalmente até que por volta das 19h30min um dos amigos acabou escorregando e sofreu uma luxação no joelho esquerdo, e, devido às dores, ficou impossibilitado de caminhar, permanecendo no local do acidente até a chegada da equipe de socorro.
O Resgate
Um dos três amigos retornou para área urbana e procurou ajuda no 2º SGBM, localizado no bairro Tijuca, por volta das 23h. Imediatamente foram mobilizadas duas viaturas para realizar o resgate da vitima, ABSR 04 e AS 43. Conforme o 2º Tenente Medrado, comandante de socorro da área sul, as equipes saíram em direção ao local do sinistro por volta das 23h25min e já passava da meia-noite quando chegaram ao ponto exato onde a vitima aguardava socorro.
As viaturas percorreram, aproximadamente, 40 km de estrada de chão e para chegar até a vítima foi necessário percorrer mais 2 km a pé por uma mata fechada e por fim ainda tiveram que atravessar um lago, com aproximadamente 1 metro de profundidade, para só então terem acesso ao pescador. O transporte da vitima até a viatura de resgate durou cerca de 1 hora. Após todo esforço e empenho dos militares, o pescador foi encaminhado consciente e orientado para o pronto-socorro da capital, onde permaneceu sob os cuidados médicos.
Este é o segundo caso de resgate de vitimas em locais de difícil acesso somente nesta semana, o primeiro caso foi o resgate da empresária Thais Valadares, na última sexta-feira (16), que se perdeu em uma estrada vicinal na região rural de Sidrolândia e foi socorrida com vida após permanecer 48hs desaparecida.
Pensando na prevenção e na segurança da população, o Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul orienta para que alguns cuidados sejam tomados:
- Sempre que for sair, comunique o destino e o trajeto para um familiar ou amigo;
- Certifique-se das condições do seu veículo e abasteça antes de sair;
- Se o destino for distante, procure levar água;
- Caso sofra de algum problema de saúde crônico, evite sair sozinho;
- Se possível, leve um carregador portátil de celular;
- Lembre-se: as trilhas são caminhos de animais, evite caminhar por elas;
- Permaneça na estrada, dessa forma as chances de ser localizado(a) aumentarão;
- Caso o veículo atole ou sofra alguma pane, saia para procurar ajuda somente durante o dia, retornando a noite para o interior do veículo;
- Procure demarcar seu trajeto, deixando galhos pelo caminho, para que saiba retornar caso não encontre ajuda;
- Jamais utilize estradas que não conheça;
- Caso haja alguma obstrução na estrada, evite caminhos alternativos, opte por retornar para rodovia;
- Evite entrar em pânico, mantenha a calma e não gaste energia caminhando sem destino certo;
Assim que possível, ligue imediatamente para o telefone de emergência 193 e peça ajuda.