O 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente – Aquidauana/ Anastácio, atendeu nas últimas 24 horas, 05 (cinco) ocorrências.
Destacamos:
Às 22h20 na Rua Getúlio Vargas, 192, bairro Alto, uma vítima de obstrução das vias aéreas por corpo estranho mobilizou a guarnição de Resgate. N. C. M., 22 dias, asfixiou com remédio, líquido, administrado pela mãe, com uma seringa. No momento do atendimento, ele estava consciente, calmo. Para a segurança da vítima, ele e a mãe foram encaminhados ao P. S. Municipal de Aquidauana. A avó da vítima estava no local no momento do acidente e informou que realizou a sucção do nariz e da boca do recém nascido com a própria boca, momento em que o recém nascido voltou a respirar. A senhora foi orientada pela guarnição em como proceder adequadamente em situações como a que vivenciou.
Orientações: a maioria dos casos de obstrução das vias aéreas em bebês e crianças ocorre durante a alimentação ou quando estão brincando.
Em bebês coloque a vítima apoiada no antebraço com a cabeça apoiada na mão, abrindo a boca do bebê, e o rosto voltado para baixo, com a cabeça em nível inferior ao corpo. Realize 5 tapotagens (pancadas entre as escápulas, com a mão em concha). Se o evento persistir, realize 5 compressões torácicas com a criança com a barriga para cima, com os dedos, no meio do tórax. Repita o procedimento até que a criança chore, indicando que houve a desobstrução.
Em crianças, os procedimentos são os mesmos que em adultos, variando a força necessária para a realização da técnica. Em crianças a força necessária deve ser moderada.
De forma progressiva:
1. Encoraje a criança a tossir
2. Realize 5 tapotagens (pancadas entre as escápulas, com a mão em concha) nas costas da vítima;
3. Posicione-se atrás da vítima, com uma mão sobre o estômago e a outra por cima desta, e realize 5 compressões torácicas ascendentes, repita o procedimento até o objeto sair.
É indicado que após a desobstrução, a vítima, principalmente os bebês e crianças pequenas, sejam encaminhadas ao atendimento médico.
Foram atendidas ainda 03 (três) emergências clínicas entre outras ocorrências.