Campo Grande (MS) – Desde julho de 2016 o Projeto Bombeiros do Amanhã desenvolve atividades no Programa Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso, localizado no bairro Dom Antônio Barbosa. O projeto é coordenado pelo primeiro sargento bombeiro militar Demavais Souza da Costa, graduado em História pela UNIASSELVI e técnico em agropecuária formado pela Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana.
Em turnos matutino e vespertino, o projeto Bombeiros do Amanhã atende 60 crianças e adolescente com idade entre 12 e 15 anos, as quais recebem instruções e treinamentos de noções de atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento, prevenção e combate a incêndios, bem como prevenção ao uso de drogas.
No âmbito de práticas socioambientais, o coordenador do projeto Bombeiros do Amanhã, sargento Demavais desenvolve horta coletiva, cujo objetivo é ensinar o cultivo de hortaliças e a importância do trabalho do campo para a manutenção da cidade, plantando, cuidando e colhendo. Parte dos produtos da horta são consumidos nas refeições das crianças, outra parte é doada para familiares dos alunos.
Juliana Sueni da Silva, mãe de F. C. D. F. de 13 anos, aluna do Projeto Bombeiros do Amanhã, comemora as mudanças que sua filha apresentou. “Desde que iniciou no Projeto Bombeiros do Amanhã, minha filha se tornou muito mais segura e disciplinada. Outro dia um membro da família machucou o braço, ela improvisou uma tala e imobilizou o local lesionado até o atendimento médico.”
A aluna F. C. D. F. de 13 anos comentou que o projeto Bombeiros do Amanhã é muito importante. “Me ajuda na formação como cidadã, no meu comportamento sendo um aprendizado bom para quem quer seguir carreira na área, ” afirma.
O Programa Rede Solidária – Unidade Ruth Cardoso está localizado na Rua Adelaide Maia Figueiredo, 1879 no bairro Dom Antônio Barbosa. A diretora Vanda Caczrovski, conta com a psicóloga Edimara Cardoso e assistente social Maria Cristina Meza. O programa tem outras parcerias e oferece à comunidade local aulas de karatê, violão, teclado, grafite, artesanato, futebol, flauta, percussão, balé, teatro, música e dança. Outras informações pelo telefone 3380-3041.