Projeto “Cão Herói , Cão Amigo ” do Corpo de Bombeiros Militar do MS atende mais de mil pessoas durante o ano de 2016

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 5, 2016 as 10:06 | Voltar

Campo Grande (MS) - A terapia com cães é uma modalidade de terapia facilitada por cães onde a equipe multiprofissional utiliza este como reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação ecaoterapia-85-1 socialização integral daqueles que recebem o contato com o animal.

Segundo o capitão Fábio Pereira de Lima, coordenador do projeto, todos aqueles que recebem o contato com os cães terapeutas, além de exercitar a humanização e a interação, contribui no controle da pressão arterial, estimula a memória e o cognitivo, auxiliando também na comunicação, produzindo sentimento de bem estar, equilíbrio emocional, relaxamento e motivação, reduzindo assim a sensação defoto-com-criancas-672x372 ansiedade.

O projeto Cão Herói, Cão Amigo - Terapia com Cães refere-se aos atendimentos realizados às crianças com necessidades especiais, sendo realizadas nas escolas, bem como em outras instituições como asilos e casas de repousos para idosos. Inserido neste contexto, a modalidade de tratamento que utiliza cães, devidamente treinados para fins de intervenções em processos terapêuticos, visa a utilização dos amigos de quatro patas no tratamento de pessoas com necessidades especiais para que possam desfrutar dos benefícios desta, através dos trabalhos com a fala,img_2483-672x372 motricidade, afetividade, interação social, estimulação.

Os processos e técnicas de reabilitação das crianças e idosos objetiva desenvolver novas possibilidades e aprimorar o desenvolvimento intelectual, físico e psicomotor.

A partir dos objetivos traçados pela equipe multiprofissional, o 20160702_172907envolvimento e interação do cão através do seu condutor pode resultar em evoluções significativas das crianças acompanhadas pela técnica de abordagem. Pesquisas e publicações jornalísticas recentes vêm demonstrando que a terapia facilitada por animais é benéfica a crianças de diversas maneiras, mas, especialmente, em atividades educacionais e terapêuticas.

O Projeto Cão Herói, Cão Amigo - Terapia com Cães tem por img-20160702-wa0020objetivo geral oferecer modalidade terapêutica às crianças e em idade escolar e idosos institucionalizados nos asilos da capital, buscando o aprimorar a reabilitação e contribuir para melhora da qualidade de vida. Já no âmbito científico, numa perspectiva interdisciplinar, espera-se o desenvolvimento das próprias capacidades físicas,img-20160702-wa0015 cognitivas, sociais e funcionais do indivíduo necessárias para seu desenvolvimento global e, com isso, assumir o máximo de independência.

Sendo assim, durante o ano de 2016, o presente projeto atendeu mais de 20 (vinte) instituições entre escolas, asilos, eventos, apresentações e casas de repouso, totalizando um alcance de mais de mil pessoas beneficiadas com a presença dos cães terapeutas doimg-20160627-wa0006-1-1024x768 Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

As escolas ou instituições que tiverem interesse em receber uma visita dos cães terapeutas deverão realizar entrega de ofícios para o Projeto “CÃO HERÓI, CÃO AMIGO” –TERAPIA COM CÃES, no quartel do 6º Grupamentos de Bombeiros Militar (6ºGBM), situado na Avenida Moacir do Carmo, 70, Parque dos Poderes (altos da Avenida Afonso Pena), nominal ao coordenador do projeto e pelos telefones (67) 3318-4656 (das 07:30h às 13:30h), para apreciação e agendamento.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.