A Diretoria de Telemática e Estatística (DTEL) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) implantou mais uma inovação na corporação: agora todas as unidades militares estão conectadas à rede corporativa.
O chefe da DTEL, o tenente-coronel Meirelles, explica que a interligação das unidades militares à rede corporativa foi realizada gradativamente ao longo dos últimos anos e aponta os benefícios dessa ação para a corporação e para a população sul-mato-grossense.
“Possibilita economia aos cofres públicos e um aumento na produtividade dos trabalhos desenvolvidos pelos militares. Ganhamos maior segurança na transmissão e armazenamento dos dados, compartilhamento transparente dos recursos de tecnologia da informação, assistência técnica remota, controle de navegação na internet. A sociedade é beneficiada, pois não há mais problema com a velocidade de conexão com a internet, impressão, backup de documentos ou excesso de manutenção dos computadores por inexistência de controle de usuários e programas instalados”, destaca o tenente-coronel.
O CBMMS está em aproximadamente 33 localidades diferente do Estado de Mato Grosso do Sul. São quartéis operacionais ou unidades administrativas que acessam recursos tecnológicos inerente ao atendimento ao público, quais sejam: preenchimento das informações de ocorrências, emissão de certidões, análise de Projetos de Segurança Contra incêndio e pânico, dentre outros. Todo trabalho fica mais ágil com uma boa infraestrutura lógica.
“Antes de 2015, nenhuma unidade possuía rede estruturada de computadores, o que implicava na inexistência de qualquer tipo de controle do parque tecnológico nas unidades da capital e do interior. Isso gerava sérios problemas quanto aos serviços básicos, como manutenção de computadores, compartilhamento de arquivos, link de internet. Hoje a realidade é totalmente diferente”, concluiu o oficial.