Campo Grande (MS) – Aconteceu nesta quinta-feira, 19 de outubro, no Centro de Convenções do Bioparque Pantanal, o II Encontro de Saúde Mental do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), promovido pela Diretoria de Saúde do CBMMS por meio de seu Centro de Atendimento Biopsicossocial (CAB).
O objetivo principal do encontro foi o de levar conhecimento e sensibilizar os bombeiros e bombeiras militares do CBMMS quanto à temática da Saúde Mental. O evento contou com a participação de autoridades bombeiro militar da Capital e do interior do estado, bem como da Polícia Militar da Polícia Civil.
O II Encontro de Saúde Mental do CBMMS refletiu sobre as demandas biopsicossociais de saúde mental que o CAB vem acolhendo dentro da instituição, e, em consonância com o que estabelece a Política Nacional de Valorização dos Profissionais de Segurança Pública, proporcionando, por meio de uma atividade coletiva, um espaço de troca de conhecimento e socialização, importantes para os militares.
Além do Subcomandante Geral, Cel QOBM Adriano Noleto Rampazo, também prestigiaram o II Encontro de Saúde Mental do CBMMS a Vice-Coordenadora do CABS-SEJUSP, Dra Aline Gonçalves Sinnott e os palestrantes: A Tenente Coronel da Polícia Militar QOPM Kátia Souza Santos, que apresentou de forma técnica e clara a relação Saúde Mental e Trabalho Bombeiro Militar; O Dr. Marcos Estevão dos Santos Moura, Médico Psiquiatra que abordou as doenças graves e comuns, em consonância com a realidade institucional; a Senhora Soraya Cristine Vale de Lima, Psicóloga Clínica, Oficial R2 do Exército Brasileiro que palestrou sobre o Estresse e como realizar o seu manejo e, por fim, o 1º Tenente do Exército Brasileiro, Nilton de Souza Sales, Capelão da 9ª Região Militar, que abordou de forma ecumênica a importância da espiritualidade para a saúde mental.
O Diretor de Saúde, Tenente-Coronel Luidson Borges Tenório Noleto finalizou o encontro agradecendo a organização do evento, ao Ten Franco e à Ten Garcia, assistentes sociais do CBMMS e destacou a importante da participação de cada militar ali presente, salientou que “a Saúde Mental deve ser percebida em todas as esferas da vida, em especial no trabalho, e que este evento mostra uma evolução, voltada para um olhar institucional mais humano e de valorização da vida dos nossos militares”.