Serviço de Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar em Três Lagoas aponta 100% de satisfação em relação ao serviço bombeiro militar em amostra de vítimas

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, dezembro 12, 2016 as 13:29 | Voltar

Três Lagoas (MS) – O Serviço de Ouvidoria do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) realizou, nos últimos 9 meses, até a data de 30/11/2016, cerca de 349 contatos via telefone com vítimas pós atendimento, escolhidas aleatoriamente das ocorrências atendidas no município. O objetivo das ligações foi avaliar o atendimento do 5º GBM na sua área de atuação, numa busca permanente pela participação e envolvimento da comunidade.

grafico

Das 349 ligações realizadas a vítimas atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar, 342 elogiaram o Serviço Bombeiro Militar, ou seja, 98% das vítimas, com destaque para as ocorrências envolvendo acidentes de trânsito, transportes de pessoas carentes e debilitadas sem condições próprias para se deslocarem ao atendimento médico, vítimas acamadas, crianças, parturientes, extermínios de inseto e emergências psiquiátricas. Ressalta-se que em relação às emergências psiquiátricas, a maioria dos solicitantes relata que somente o fato dos bombeiros chegarem ao local já transmite segurança e tranquilidade a família e, às vezes, à própria vítima.

Outro serviço do 5º GBM muito elogiado foi o dos atendentes 193, onde foi dito que os bombeiros militares que prestam esse serviço são muito solícitos e atenciosos, não importando o horário da ligação. “Eles são muito atenciosos e transmitem segurança pra gente...”, disse uma cidadã que foi atendida via 193.

img-20161212-wa0014

Das 7 vítimas consultadas, que não elogiaram o Corpo de Bombeiros Militar, apenas uma manifestou crítica ao atendimento bombeiro militar, porém todas dão-se por satisfeitas pelo serviço recebido. A única crítica feita foi em relação ao atendimento 193, porém essa mesma vítima admite que na hora da ligação estava muito nervosa e que a chegada dos bombeiros em sua residência a acalmou e resolveram a situação. Perguntadas no que o bombeiro militar 193 poderia ser melhorado, essas 7 vítimas relataram que em relação a focos de incêndio em terrenos baldios ou em vegetação as viaturas demoram muito para chegar ao local.

A Ouvidoria esclareceu que na região existe uma grande demanda de queimadas em terrenos baldios, principalmente em dias de calor intenso, e isso realmente atrapalha o atendimento imediato, mas que isso não impede o atendimento, mesmo que demore certo tempo. Foi informado também que pelas estatísticas já houve registro de até 20 atendimentos de focos de incêndio em terreno baldio, vegetação e amontoados de lixo em um mesmo dia, o que justifica a demora de um atendimento a outro.

Outra situação que chamou atenção na pesquisa é que a maioria das vítimas alega ligar para outra instituição pública de saúde e esta informa que não realiza transportes, que isso é serviço do Corpo de Bombeiros, mesmo sendo mais próxima a residência da vitima. Nesse sentido, a Ouvidoria do 5º GBM tem ouvido muitos elogios ao serviço do Corpo de Bombeiros Militar na região de Três Lagoas, por não excluir nenhum tipo de atendimento, pois, em qualquer situação, quem está ligando em razão de uma emergência precisa de ajuda e sempre pode contar com o Corpo de Bombeiros Militar.

Do serviço de ouvidoria do 5º GBM

O serviço de ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar em Três Lagoas é uma estratégia do comando do 5º GBM alinhada à política de comando do Comandante Geral da Corporação, com o intuito de aprimorar o atendimento à população e gerar um diagnóstico de quais os déficits da unidade e necessidades da população.

É, portanto, um espaço que funciona como uma ponte entre a população e o Corpo de Bombeiros Militar. Um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e também os elogios referentes aos serviços prestados pelos bombeiros militares à população, contribuindo, assim, para a melhoria da gestão do bombeiro militar e, consequentemente para a satisfação da população três-lagoense.

images-15

Os canais de acesso à Ouvidoria do 5º GBM estão abertos por meio do Email Funcional: cbmtreslagoas@cbm.ms.com.br, do telefone: (67) 3509 7800 (5ª seção – Relações Públicas) e do Celular Funcional nº (67) 9 9933 2872. Ou pessoalmente, dirigindo-se ao quartel do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, situado à Avenida Filinto Müller, 3300, Bairro Jardim Morumbi.

telefone

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.