Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar, através do 1º Grupamento de Bombeiros, realizou na manhã desta quarta-feira (05), um simulado operacional em uma loja no shopping Norte Sul Plazza em Campo Grande. O simulado faz parte das ações desenvolvidas pela corporação na Semana de Prevenção contra Incêndio.
Simulação
A simulação consistiu em um incêndio no interior de uma loja, localizada dentro do shopping, pouco antes da abertura ao público. O incêndio teve início na área do provador masculino e se espalhou rapidamente para o provador feminino e escadas, o local foi tomado por fumaça, causando pânico entre os funcionários. No total foram 04 vítimas, sendo que uma veio a óbito, por ter inalado uma grande quantidade de fumaça, e três foram socorridas com ferimentos graves para a unidade hospitalar.
As viaturas de socorro foram acionadas por volta das 09h03 da manhã, informando o sinistro e, em aproximadamente 05 minutos já estavam no estacionamento do shopping realizando o salvamento das vítimas. Na simulação foi empregado o Drone, equipamento de alta tecnologia, que permite gravar imagens em alta resolução e transmiti-las em tempo real para o posto de comando, além das novas viaturas recentemente adquiridas pelo governo. No total foram empenhadas 06 viaturas e 20 militares, entre Unidades de Resgate, Moto-Socorristas, caminhões de combate a incêndio e viatura de atendimento de acidentes com Produtos Perigosos. O simulado contou com o apoio da aeronave da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que realizou o transporte da vítima com maior gravidade para o hospital e da Liga do Trauma, composta por acadêmicos de medicina da UFMS, que serviram de vítimas no simulado realizado nesta manhã, além da equipe de brigadistas do shopping.
O Corpo de Bombeiros Militar explica que simulados operacionais são realizados pelo menos duas vezes por ano, e tem como objetivo principal o treinamento dos militares e a diminuição do tempo resposta, que consiste na chegada ao local da ocorrência no menor tempo possível.
Após o término do simulado, as equipes empregadas no evento participaram de uma reunião para avaliação dos trabalhos, lembrando que a simulação tem por objetivo, também, a minimização de erros e a excelência no atendimento em casos de ocorrências reais.
O Corpo de Bombeiros Militar orienta para que, em casos de emergência, ligue para o telefone 193.