Caarapó – MS, Na manhã de 21 de junho, militares pertencentes ao 9º Subgrupamento de Bombeiros Militar realizaram simulado de retirada de vítima presa às ferragens na praça central da cidade. O simulado encerra a campanha Maio Amarelo, que procura fomentar na sociedade uma condução mais segura, respeito mútuo, com a cidadania prevalecendo nas interações neste espaço social divido por todos.
Foi destacado pelo comandante TC Matos em seu pronunciamento a importância de um trânsito mais seguro e humanizado, destacou também que a Corporação prioriza a prevenção dos acidentes ao invés do atendimento dos mesmos. As medidas visam reduzir os altos índices de acidentes e conscientizar os usuários do trânsito das suas responsabilidades implantando uma condução defensiva no seu dia a dia.
A campanha “Maio Amarelo”, movimento internacional de mobilização e conscientização para redução de acidentes no trânsito, nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir pela metade os acidentes de trânsito em todo o mundo. Também neste mês acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.