Paranaíba (MS) – O soldado bombeiro militar Amauri Souza Correa Dias, lotado no 4º SGBM/Ind participou da primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas, realizados entre os dias 23 de outubro a 01 de novembro, em Palmas-TO. O evento contou com a participação de aproximadamente mil atletas brasileiros e outros 700 oriundos de países como Rússia, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Mongólia, Chile, Etiópia e Finlândia.
O Soldado Dias, descendente da etnia terena, participou da prova de travessia de rio à nado (800 m) e de corrida rústica 9 Km pelas ruas da cidade, além das diversas atividades desenvolvidas durante o evento, enaltecendo não só as suas origens, mas o País e a Corporação Bombeiro Militar.
Mais de 20 etnias brasileiras como os Xerente (os anfitriões, do Tocantins), Bororo Boe (Mato Grosso), Asurini (Pará), Pataxó (Bahia), Canela (Maranhão) e Terenas (Mato Grosso do Sul) participaram dos Jogos em diversas modalidades. Entre elas o futebol de cabeça, arco e flecha, corrida com tora, cabo de guerra e arremesso de lança.
Os Jogos Indígenas já tiveram 12 edições nacionais, desde 1996, em diferentes cidades do país, com apoio do Governo Federal, mas o primeiro evento esportivo e cultural internacional foi ideia dos povos brasileiros terenas e pode impulsionar a criação de uma espécie de comitê para organizar as próximas edições no exterior.