Realizada em 29 de abril, na sede do 3° Grupamento de Bombeiros Militar na cidade de Corumbá, a solenidade destina-se ao lançamento da fase de Preparação e Prevenção da Temporada de Incêndios Florestais 2021 nos municípios de Corumbá e Ladário, os quais foram palco da crise ambiental ocasionada pelas queimadas e incêndios no ano anterior, onde a planície pantaneira foi assolada por uma das maiores secas dos últimos anos, o que facilitou a propagação de grandes incêndios.
A solenidade foi marcada pela presença do comandante geral do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel QOBM Hugo Djan Leite que destacou o empenho dos bombeiros militares de mato Grosso do sul nas ações de combate a incêndio em 2020 e o reforço da estrutura de combate e empenho nas ações para a temporada de 2021.
Durante a solenidade, receberão das mãos do Sr TC Luciano Lopes de Alencar, comandante do 3º GBM, uma singela homenagem que foi entregue ao Coronel QOBM Huesley Paulo da Silva – Chefe do Estado Maior Geral, por suas ações durante os períodos em que esteve à frente da coordenação da Operação Pantana II/2020 nos meses de julho e outubro de 2020 e a Excelentíssima Sra. Dra. Ana Rachel Borges Figueiredo Nina, Promotora de Justiça da 2º Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá, em reconhecimento pelo apoio prestado a esta OBM, colaborando com a continuidade do bem servir a comunidade corumbaense e ladarense.
Para a oficialização do inicio dos trabalhos, foram convidados o Coronel QOBM Hugo Djan Leite, acompanhado do Tc QOBM Luciano Lopes de Alencar e da Sra. Dra. Ana Claudia Moreira Boabaid a tomarem lugar para realizar o lançamento das GCIF’s que atuarão no Pantanal de Corumbá e Ladário, momento após o acionamento, as equipes que estavam perfiladas a postos no pátio da unidade, iniciaram o deslocamento para os diversos pontos base da região Pantaneira de Corumbá e Ladário.
Ao longo do ano de 2020 foram instaladas duas grandes operações de combate a incêndios florestais, a Operação Pantanal em março e a Operação Pantanal II, que foi dividida em duas fases, a primeira durante os meses de julho e agosto e a segunda se iniciando na segunda quinzena de setembro e se estendendo pelo mês de outubro. As Ações de Prevenção e Combate a Incêndios no Pantanal 2021 estão divididas em três etapas, a prevenção e preparação são as fases inicias do planejamento, desta forma a conscientização da sociedade não só rural, mas, também urbana são de grande valia para que os danos ao meio ambiente possam ser evitados ou reduzidos. Desta forma o monitoramento constante e presencial das GCIF´s nas propriedades rurais da planície pantaneira torna possível detectar, diagnosticar e corrigir qualquer situação que possa ocasionar incêndios.