Três Lagoas (MS) – Na tarde de ontem (28) ocorreu o encontro de LUANNA BEATRIZ ALVES DE OLIVEIRA, hoje com 14 anos, vítima de afogamento em piscina quando bebê, e sua família, com o Subtenente BM ALESSANDRO VARGAS DA SILVA SANTOS que a salvou. Encontro este realizado com a cobertura do Portal Rádio Caçula e noticiado pelos demais órgãos de imprensa do município de Três Lagoas.
Por ocasião das diversas atividades da Semana Nacional Contra Incêndio e Dia dos Bombeiros, promovidas pelo 5° GBM, Luanna com sua família sentiu o desejo de procurar o bombeiro militar que a salvou há 14 anos, o Subtenente BM Vargas, na época 3° Sargento BM.
Conforme relato da família, no dia 19 de dezembro de 2002, Luanna Beatriz, então com 10 meses de idade, brincava na varanda da casa de seus avós, situada à Rua Manoel de Oliveira, n° 746, no Bairro Santos Dumont, quando veio a cair na piscina ao tentar pegar uma bola. Desesperados ao verem a bebê submersa na piscina, os avós não sabiam o que fazer. Nisso, a tia da criança, a senhorita Alline Oliveira Pereira, saiu até a rua para pedir ajuda, quando avistou uma Guarnição do 5° GBM que passava em frente à residência e gritou por socorro.
Imediatamente o Subtenente Vargas desceu da Unidade de Resgate e prestou os primeiros socorros, restabelecendo a vítima que já estava sem sinais vitais. “Não esperei nem mesmo a viatura estacionar direito para ajudar a salvar esta criança, e logo que cheguei à piscina presenciei a vítima sem sinais vitais. Iniciei, então, uma massagem cardíaca e obtive êxito com a ajuda da minha guarnição ao tentar ressuscitar a bebê e, em seguida, a Levamos até o Hospital Auxiliadora. Hoje fico contente em saber que tudo terminou bem”, relatou o bombeiro.
O sr Alan Oliveira Pereira, avô da bebê que hoje é uma adolescente, disse emocionado: “Só tenho a agradecer a Deus por ter colocado este bombeiro aqui com a gente. Eu e minha esposa não tínhamos mais forças para tentar salvar nossa neta. Estávamos desesperados”.
Luanna Beatriz escreveu uma carta de agradecimento e a entregou, como ela mesma disse, ao seu herói por ter salvado sua vida. Emocionados, o ST Vargas e a jovem receberam os cumprimentos da família que prestou homenagem ao bombeiro e aos demais bombeiros militares de serviço que participaram do encontro. “Nós estamos aqui para salvar vidas. Estaremos sempre à disposição da população três-lagoense com o lema: Vidas Alheias e Riquezas Salvar”, finalizou o Subtenente Vargas.