Os subtenentes e sargentos tiveram instrução na sede do 1ºSGBM/IND., no último dia 09, acerca de aspectos da qualidade nos serviços bombeiro militar de competência da unidade. Os trabalhos foram conduzidos sobre a base da corrente gerencial do Controle da Qualidade Total, no estilo japonês, utilizada por empresas do mundo todo, especialmente do ramo automobilístico. A instrução teve por objetivos desenvolver nos militares que tem posição estratégica em suas guarnições e atividades administrativas, conceitos sobre qualidade, apresentação de ferramentas de melhoria da produtividade, de desenvolvimento contínuo do efetivo, com foco no método do controle de processos, onde cada integrante da unidade é responsável pela melhoria dos serviços e por contribuir para com a correção de itens em inconformidade com os conceitos de qualidade.
Neste sentido, a atividade bombeiro militar deve estar alinhada com o lema da Corporação, “Nós Somos por Você”, ou seja, um serviço só pode ser considerado de qualidade, se for realmente prestado de maneira a atender às necessidades das pessoas envolvidas (público externo e interno – os chamados stakeholders).