Campo Grande (MS) – Nos dias 12 e 13 de março, o Centro de Atendimento Biopsicossocial (CAB), órgão de apoio da Diretoria de Saúde aos bombeiros e bombeiras militares, promoveu uma ação crucial no auditório do Comando Geral do CBMMS. Intitulada “Violência contra a mulher e crimes sexuais: um debate para todos”, a iniciativa visava conscientizar e prevenir problemas relacionados à violência contra a mulher, além de fornecer informações e recursos para lidar com essas situações e realizar os encaminhamentos necessários.
A ação teve como objetivo não apenas atualizar os militares, mas também apoiar a rede de atendimento às mulheres no enfrentamento à violência doméstica e familiar. Além disso, buscou conscientizar bombeiros e bombeiras militares sobre a persistente desigualdade de gênero na sociedade e seu papel enquanto profissionais da segurança pública. Destacando o Mês Internacional da Mulher (08 de Março), a iniciativa teve apresentações ministradas por profissionais da área da Política Pública para as Mulheres e da Segurança Pública.
A Sra. Márcia Paulino, Coordenadora de Projetos e Ações Temáticas da Subsecretaria de Políticas para a Mulher de Campo Grande-MS (SEMU), abordou o tema Violência contra a mulher, destacando suas características e formas de manifestação na sociedade, além de apresentar a rede de atendimento à mulher. A Dra. Maira Pacheco Machado, Delegada Adjunta da 1ª Delegacia Especializada de Apoio à Mulher (DEAM) de Campo Grande/MS, discutiu a legislação sobre crimes sexuais e suas atualizações.
Segundo o Diretor de Saúde, Cel QOBM Cezar, “ações como estas são de extrema importância para a nossa Corporação e para todas as outras que têm mulheres em suas fileiras. Historicamente, as mulheres foram privadas de acessar espaços como o das casernas, e com o ingresso das mulheres, as instituições devem criar condições para que elas possam exercer suas profissões com proteção, respeito e dignidade”. A ação contou com a participação de bombeiros e bombeiras militares, praças e oficiais, lotados na Capital do Estado.
Essa iniciativa destaca o compromisso do CBMMS em promover a conscientização e prevenção da violência contra a mulher e crimes sexuais, além de reforçar o papel das instituições na proteção e respeito aos direitos das mulheres em todos os âmbitos da sociedade.
CBMMS NÓS SOMOS POR VOCÊ!