Na última semana, dia 17, o Corpo de Bombeiros Militar de Costa Rica – MS, em colaboração com o Professor Adenocre Alexandre de Morais da Escola Municipal Cívico Militar, organizou uma visita cultural à Aldeia Tereré, localizada na cidade de Sidrolândia. O objetivo principal dessa iniciativa foi reforçar os conhecimentos que os 62 alunos do nono ano letivo aprenderam em sala de aula, permitindo-lhes relacionar a teoria dos livros didáticos com as situações práticas que a comunidade indígena da Aldeia Tereré vive.
Essa visita cultural foi uma das ações implementadas no âmbito do projeto Apoena, cujo significado se traduz como “pessoa de grandeza” ou “aquele que enxerga mais longe”. O projeto foi concebido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reconhecendo a importância e pertinência do tema no contexto do ensino e da aprendizagem na escola Cívico Militar.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a realidade educacional e o modelo de ensino da Escola Municipal Indígena Cacique João Batista Figueiredo, em Sidrolândia. À tarde, foram recebidos e instruídos sobre os conteúdos e artefatos arqueológicos no Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq).
Além dos aspectos apresentados e discutidos durante a visita, espera-se que essa experiência capacitativa permita aos alunos disseminar os conhecimentos adquiridos, sensibilizando mais pessoas a valorizar os registros históricos relacionados ao passado e à contemporaneidade da história do Brasil.
De acordo com o gestor escolar da escola Cívico Militar e o comandante do 19ºSGBM/Ind., apoiar projetos que promovem o fortalecimento cultural e a preservação das tradições ligadas ao contexto histórico do Brasil é motivo de orgulho para a Corporação. Contribuir para a melhoria e a ampliação do acesso à cultura, em geral, é uma iniciativa que está alinhada com a missão da instituição Bombeiro Militar, afirmaram.
CBMMS NÓS SOMOS POR VOCÊ!