Campo Grande (MS) – O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) lançou, nesta quarta-feira (04) uma nova versão do Sistema Prevenir, plataforma pioneira no Brasil para a regularização de edificações e emissão de certificado de vistoria.
Desde 2015 o sistema tem facilitado a emissão do documento, necessário para atestar o cumprimento das normas de prevenção contra incêndio, pânico e outros riscos em diferentes tipos de imóveis, como prédios residenciais e comerciais, condomínios, salões de festa, espaço de eventos abertos ao público, entre outros.

Para os empreendimentos considerados de baixo risco, que utilizam o chamado Projeto Técnico Simplificado (PTS) a plataforma já garantia a possibilidade de tramitação via internet de todo o processo e a emissão online do certificado, bem como sua validação.
Já para os demais tipos de edificações, consideradas de alto risco, parte do processo era feita de forma presencial e apenas alguns serviços estavam disponíveis via Sistema Prevenir, como suporte técnico, consulta à legislação, busca de profissionais e empresas cadastradas e o acompanhamento de processos sobre Projeto de Segurança Contra Incêndios e Pânico (PSCIP).
Com a atualização da plataforma, o Sistema Prevenir passa a oferecer todos os serviços de forma online para todos os tipos de empreendimentos, sem necessidade de protocolo presencial.
Revolução na regularização de empreendimentos no MS
O Sistema Prevenir foi lançado em 24 de julho de 2015 pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, se tornando uma solução inovadora criada para atender as demandas de regularização de empreendimentos considerados de baixo risco.
Desde então, o sistema já emitiu mais de 214 mil documentos, incluindo declarações de dispensa de vistoria, declarações de residência unifamiliar, atos declaratórios de incêndios florestais e certificados emitidos por ato declaratório.
Pioneiro no País
O Prevenir foi um dos primeiros sistemas no Brasil a adotar o modelo de atos declaratórios, garantindo transparência, desburocratização e agilidade. O feito rendeu ao CBMMS o Prêmio de Inovação na Gestão Pública, destacando a corporação como referência nacional. Após a criação do Sistema, corporações de diversos estados do Brasil visitaram o CBMMS para conhecer de perto o Prevenir e a forma de implementação deste sistema, que transformou a vida dos contribuintes e simplificou os processos de regularização.

Evolução contínua e expansão
Ao longo dos anos, o Sistema Prevenir passou por melhorias pontuais, sempre buscando aprimorar sua eficiência. Agora, o Prevenir dá um passo ainda mais significativo. A plataforma foi expandida para abranger todos os pedidos de regularização de empreendimentos no estado.
Essa evolução mantém os pilares que marcaram o sucesso inicial do sistema, que são a desburocratização, a transparência e a agilidade, mas agora centraliza todos os processos de regularização em um único local.
A mudança beneficiará tanto os contribuintes, que contarão com mais eficiência no atendimento, quanto às Seções de Atividades Técnicas (SAT’s), setor responsável por este serviço nas unidades do Corpo de Bombeiros, e que terão os processos internos otimizados.
Um dia histórico para a prevenção
A ampliação do Sistema Prevenir representa um marco não apenas para o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, mas também para o setor atuante na prevenção de incêndios e segurança em empreendimentos e edificações.
Por meio dessa ferramenta unificada que é o Sistema Prevenir, o setor de atividades técnicas ganha uma solução padrão para a gestão das regularizações no estado, consolidando o compromisso do CBMMS com a inovação e a segurança pública.
Dessa forma a Corporação reforça sua posição de vanguarda, mostrando que a tecnologia e a gestão eficiente podem transformar a relação entre o poder público e a sociedade, promovendo um futuro mais seguro, verde e acessível para todos.
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ!