Campo Grande(MS) – No último dia 17 (sexta-feira), os alunos do Curso de Resgate e Atendimento Pré-hospitalar I/2019 desenvolveram uma atividade complementar ao currículo do curso, participando de uma simulação de resgate de vítimas politraumatizadas em área remota de difícil acesso por veículos. O grupos de alunos formaram uma força de intervenção e resgate, conforme preconiza o Sistema de Comando de Incidentes- SCI. Durante o treinamento foi percorrido uma distância aproximada de 10 km, transportando equipamentos até o local onde as vítimas haviam sido localizadas pelas equipes de busca.

No local , os alunos do curso aplicaram os protocolos de Atendimento Pré-Hospitalar – APH, e em seguida efetuaram a remoção, monitorando constantemente da vítima por aproximadamente 05 km até a área de extração, onde as viaturas de resgate aguardavam para o transporte até a unidade hospitalar mais próxima.

Tal exercício tem por objetivo estimular e desenvolver no futuro Especialista em Resgate e Atendimento Pré-hospitalar do CBMMS atributos das áreas cognitivas, psicomotora e principalmente afetivas, impondo-lhes dificuldades de caráter físico e técnico, sob stress psicológico característico das operações de resgate. No ambiente real buscou-se a máxima imitação (simulacro) de ocorrências de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Resgate e ainda inseri o modelo de Sistema de Comando de Incidente (SCI), a fim de Acessar, Estabilizar e Transportar vítimas.

A atividade foi concluída com êxito conforme o planejamento da coordenação do curso, refletindo na vibração e moral elevado da turma, e ainda foi observado o ótimo desempenho físico demonstrado, imprescindível para as operações de resgate.