Campo Grande (MS) – No início do mês de abril, foi realizado o V Encontro Anual dos Bombeiros Militares da Velha Guarda. O evento aconteceu no Clube dos Bancários, localizado na Bairro Coopharadio e teve por objetivo estreitar laços de camaradagem entre bombeiros militares da reserva remunerada, reformados e da ativa.
O evento contou com a presença do comandante-geral, coronel Esli Ricardo de Lima, e do chefe do estado maior geral, coronel Joilson Alves do Amaral, além de oficiais, praças, ex-funcionários civis, familiares e amigos dos bombeiros militares da “velha guarda”.
O termo velha guarda surgiu na cultura brasileira designando o grupo de componentes mais antigos de uma escola de samba. Hoje, o termo adquiriu um significado um tanto quanto inspirador, representa os pioneiros que, corajosamente, desbravaram um caminho, que é seguido por uma nova geração.
Em seu livro Relatos Salvare (2007), coletânea das vivências operacionais e situações do cotidiano dos primeiros bombeiros militares do Estado de Mato Grosso do Sul, o coronel da reserva remunerada Fernando Ávalos Cabanha reconheceu a importância desses bravos homens:
Aos companheiros da reserva remunerada que viveram uma vida na instituição, merecedora de toda atenção da sociedade por se doarem ao próximo, auxiliando sempre as pessoas em desespero, amparando e preservando seus bens e suas vidas. Estes Bombeiros cumpriram sua missão, preterindo por muitas vezes seu lazer e sua família em favor da Corporação e de seus resultados benéficos aos cidadãos.
Informações para o próximo encontro, previsto para 2017, através dos telefones (67) 9168-2312 / 9901-9359 (subtenente Elias) e (67) 9933-6738 / 9308-0408 (subtenente Amaral).