Campo Grande (MS) – Durante o evento da Liga Nacional de Bombeiros V SENABOM (Seminário Nacional de Bombeiros) ocorrido em Santa Catarina nos dia 09, 10 e 11 de novembro, o Corpo de bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS), representados pelos binômios (condutor e cão) Capitão Bombeiro Militar Fábio Pereira de Lima, coordenador do Serviço de Cães do CBMMS, e o cão de resgate da raça Pastor Belga Duke, juntamente com o Cabo Bombeiro Militar Luciclei Lima e a cadela de resgate da raça Labradora Cindy, do município de Coxim-MS, participaram da prova nacional de certificação de cães de Busca e Resgate.
A prova compreendeu 03 (três) etapas, sendo a primeira de obediência e destreza, onde foram realizados 10 (dez) exercícios avaliando o desempenho e interação do condutor e seu cão. A segunda foi a prova de conhecimentos onde o condutor e o cão realizam um percurso de 06 (seis) quilômetros através de coordenadas de satélites para em seguida realizar uma busca rural noturna em área compreendida de 30.000 m² a 50.000 m², devendo realizar a tarefa de localizar até 03 (três) vítimas no tempo máximo de 30 (trinta) metros em 30 minutos.
Sendo o cão aprovado na certificação o o mesmo estará apto a trabalhar em todo território nacional que necessite de um cão de busca, resgate e salvamento. Um cão de busca e resgaste é capaz de substituir de 10 (dez) a 20 (vinte) homens em uma busca por vitima. Obtendo assim uma melhoria na proteção de serviço para comunidade e reduzido custos no empenho das operações tanto em material como em pessoal.
No evento foram inscritos 22 (vinte e dois) cães de diversos estados do Brasil (SC, MS, MT, PE, RS, SP, GO e RJ). Apenas 06 (seis) cães foram aprovados (02 de SC, 02 de 60, 01 de PE e 01 -SP).