Corpo de Bombeiros Militar em Coxim atende ocorrência de ataque de abelhas no Pantanal

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, fevereiro 23, 2018 as 10:10 | Voltar

Coxim (MS) – Nesta quinta-feira (22), Os militares do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, deslocaram até a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada no Pantanal, estrada da Serra da Alegria, município de Rio Verde de Mato Grosso, aproximadamente 96 km de Coxim, onde realizaram o extermínio de um enxame de abelhas.

A solicitação foi feita pelo filho do proprietário da Fazenda, senhor Olivan Jesus Larson, através do telefone 193, informando que as abelhas se encontravam alojadas em um dos quartos da sede, estando extremamente agressivas, atacando animais e pessoas e que ele se encontrava sozinho na sede.

O deslocamento: Apesar da região ser um local de difícil acesso, a Guarnição composta pelo Sub Ten José Carlos e o Cb Silva Neto, deslocou por volta das 15h00min, com a viatura AS 58, viatura traçada e turbinada, enfrentando a cheia do pantanal, passando por vazantes, estradas vicinais alagadas e barrentas, chegando na fazenda por volta de 17h30min, onde foi constatado o fato relatado pelo senhor Olivan e que as abelhas estavam em trânsito.

No local, o rapaz, assustado, relatou que não é a primeira vez que os insetos se alojam e atacam animais e pessoas da fazenda, pois, na última vez, as abelhas atacaram e mataram aproximadamente 20 galinhas, um cachorro e até um cavalo.

Porém, conforme informações colhidas junto a Biológos, vários fatores possibilitam o trânsito migratório das colmeias, entre eles a cheia no Pantanal, já que elas procuram cavidades em formações rochosas, árvores e etc, com a cheia elas iniciam o deslocamento em busca de floração da vegetação próximo à sede da fazenda (pomar).

Dicas de o que fazer e como evitar ataques de abelhas: 

  • Como primeira atitude após visualizado a existência de abelhas no interior da casa ou na via pública, é ligar 193 e isolar o local, não permitindo que crianças e animais domésticos se aproximem, principalmente de manhã, quando elas estão mais agitadas.
  • Afastar-se, correr para longe, se possível.
  • Não gritar, elas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos.
  • Nunca tentar atingi-las com bastões, água ou qualquer outro meio, mesmo que a colméia seja pequena.
  • No caso de um ataque com poucas ferroadas, deve-se aplicar compressas frias com gelo ou analgésico.
  • Quanto mais escura a sua roupa, tanto mais elas podem atacar. Cores escuras alvoroçam as abelhas, que só enxergam direito as cores mais escuras. É por esse motivo que a maioria dos macacões de apicultor são brancos ou claros, porque essas cores as acalmam.
  • Quando as ferroadas são muitas, a vítima deve ser conduzida imediatamente ao hospital.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.