Corpo de Bombeiros Militar em Porto Murtinho participa de Estágio do Combatente do Pantanal realizado pelo Exército Brasileiro

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 20, 2017 as 11:22 | Voltar

Porto Murtinho (MS) - O 14º SGBM/IND./CBM-MS foi representado por três Bombeiros Militares no Estágio Básico do Combatente do Pantanal (EBCPan), realizado pela 2ª Companhia de Fronteira – Exército Brasileiro, no período de 12 à 17 de novembro do corrente ano.
O referido Estágio visa formar militares para se adaptarem as características peculiares do ecossistema Pantanal, a qual oferece diversos tipos de adversidades para o indivíduo, que exige do mesmo, habilidades especificas, condicionamento físico e psicológica. Dentre as disciplinas ofertadas no Estágio, estão inclusos: Fisiografia do Pantanal, noções básicas de sobrevivência, abrigos improvisados, armadilhas, obtenção de água e fogo, peconha, obtenção de pescado, tiro de caça, alimento de origem animal e vegetal, navegação a remo, progressão no terreno, orientação diurno e noturno, transposição de curso d’agua, desalagagem de voadeira, tiro embarcado, rastreamento e contra rastreamento, patrulhas, prática de sobrevivência, entre outros.
Os Bombeiros militares estagiários, foram:
- SD BM RENAN DE SOUZA NANTES SOARES;
- SD BM OTACILIO ARAUJO LOPES NETO;
- SD BM CÉSAR MARTINS DA SILVA.
O estágio foi realizada no meio do Pantanal da região de Porto Murtinho e habilita o Bombeiro Militar, a atender as ocorrências do tipo Busca e Resgate de pessoas desaparecidas em área rural, similar à de Matas e Cerrados, da área de atuação desta Unidade, que está localizado no Pantanal do Estado.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.