Corpo de Bombeiros Militar em Três Lagoas realiza grande ação de prevenção a afogamentos

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 27, 2017 as 23:33 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Em razão do elevado número de ocorrências de afogamento na área de atuação do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM), cerca de 25% do total de afogamentos atendidos pelos bombeiros militares no Estado, uma grande ação de prevenção foi desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar em Três Lagoas: A SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR AFOGAMENTO (SEPAAF).

A ação foi realizada no período de 19 a 25 de novembro e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. Houve, nesse período, uma maciça divulgação de dicas de segurança para evitar o afogamento e, também, palestras e treinamento a pessoas da comunidade. Diversas atividades foram desenvolvidas durante o evento:

Abertura da Semana

A SEPAAF foi aberta no dia 19 (domingo), com uma atividade de orientação à população – panfletagem em áreas de concentração de público. Esta atividade contou com o apoio das Crianças e Adolescentes do programa social Bombeiros do Amanhã. Os locais escolhidos para a panfletagem foram a Circular da Lagoa Maior e o Balneário Municipal, onde cerca de 500 pessoas foram orientadas, inclusive com noções de atendimento a vítimas de afogamento por instrutores do 5º GBM à disposição nesses locais.

Panfletagem

Foram realizadas atividades de panfletagem por meio de Folders e faixa alusiva ao tema afogamento. Com esses recursos foram repassadas dicas de prevenção a afogamentos, sendo escolhidos, para isso, locais de cruzamento de duas grandes avenidas centrais de Três Lagoas, áreas comercias e Aeroporto Municipal. Destaca-se a intensa participação dos bombeiros do amanhã. Cerca 600 pessoas receberam dicas práticas para evitar o afogamento.

Palestras

Nas escolas das redes municipais, estaduais e particulares; estabelecimentos comerciais; órgãos públicos; escolas de natação e clubes foram realizadas as palestras, cerca de 60. Chegou-se a públicos superiores a 100 pessoas em uma única palestra. Foram trabalhados riscos e situações de afogamento em rios e piscinas e a melhor forma de preveni-los ou, em casos afogamento, atende-los.

Treinamento Básico de Salvamento Aquático

Nos dias 23 e 24 de novembro, na piscina do Sest/Senat, foi realizado um treinamento básico de salvamento aquático aberto a comunidade com vagas limitadas, cerca de 20 pessoas.

Maratona Aquática 3 Horas Nadando

Finalizando a semana foi realizada no dia 25 (sábado) uma maratona aquática de horas, onde equipes de atletas da comunidade e do 5º Grupamento de Bombeiros competiram por 3 horas, nadando em revezamento. O objetivo dessa maratona foi o de incentivar a natação como prática preventiva para se evitar afogamentos.

Resultados

Durante a semana foi alcançado um expressivo número de mais de 5.000 pessoas, orientadas diretamente. Fato este que contribuiu para a formação de multiplicadores, que levarão orientações de prevenção a afogamento a outras tantas pessoas, de forma indireta.

A Semana de Prevenção de Afogamento em Três Lagoas fará parte do calendário anual de eventos do 5º Grupamento de Bombeiros Militar e, também, do município.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.