Corporação recebe Materiais e equipamentos de Combate a Incêndios Florestais da Coordenadoria da Defesa Civil do Estado e realiza reunião com Comandantes

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, setembro 16, 2016 as 19:52 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel RR BM Isaias Ferreira Bittencourt realizou na manhã de hoje (16) no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar a entrega de materiais e equipamentos de combate a incêndios florestais para as Unidades Operacionais da Capital e do interior.

A coordenadoria Estadual de Defesa Civil atua como órgão central do Sistema Estadual de proteção e Defesa Civil do Estado do Mato Grosso do Sul.

Tem atuado no Estado de forma preventiva na capacitação de agentes de defesa civil nos municípios contemplados com a caravana da saúde, treinando as Coordenadorias municipais de Defesa Civil em diversas áreas, sendo uma delas o Combate a Incêndios Florestais. Tarefa esta realizada com o apoio técnico do Corpo de Bombeiros Militar através do seu Centro de Proteção Ambiental que não tem medido esforços para realizar os treinamentos nos diversos municípios deste Estado.

Neste período de estiagem o número de Incêndios florestais tem aumentado consideravelmente, desta feita a Defesa Civil Estadual repassa as unidades operacionais da Corporação, materiais que irão fortalecer as ações de resposta a estes desastres em apoio as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil.

Simultaneamente a este evento, em prosseguimento às ações estratégicas de Comando definidas para este ano, foi realizado no auditório do Quartel do Comando Geral das 08h até às 10h, a terceira Reunião de Comandantes de Unidades Operacionais coordenada pelo Subcomandante e Chefe do Estado Maior Geral, Coronel BM Joílson Alves do Amaral.

dsc_0364

 

Na abertura do evento, os Comandantes receberam as boas vindas do Coronel BM Joílson e posteriormente foram contemplados com palestras orientativas do Comandante de Bombeiros do Interior, Coronel BM Klaus Artur Kurzawa sobre assuntos administrativos e operacionais das Unidades do Interior e do chefe da seção de assuntos relativos a pessoal e legislação, Tenente Coronel Marcelo Olassar Ramires Dias. O evento teve como objetivo principal orientar o planejamento das ações para o desenvolvimento previstos para as Unidades Bombeiro Militar para o próximo bimestre, afim de obter resultado almejado pelo Comando da corporação.

reuniao-cmt

 

Foi realizado paralelamente a este evento na represa da fazenda Martinha, o Curso Especial para Tripulação de Embarcação de Estado no Serviço Público (ETSP) para habilitação em motonáutica,  tendo como Instrutor o Major BM João Sidney Penrabel, o curso foi aplicado para os militares  que foram selecionados pelos Comandantes de suas respectivas Unidades Operacionais . As Unidades Operacionais que participaram do curso foram o 3º Grupamento de Bombeiros Militar (Corumbá), o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (Três Lagoas), o 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (Aquidauana), o 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (Coxim), o 12º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (Mundo Novo) e o 14º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (Porto Murtinho), Unidades que possuem as motonáuticas recém adquiridas pela Corporação.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.