O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Bombeiros do Amanhã, ainda trabalhando o tema Meio Ambiente, sua preservação e proteção, está realizando, neste mês de agosto, uma série de atividades relacionadas ao tema. Essas atividades buscam, ainda, trazer a realidade dos bombeiros militares em suas ações na prevenção e combate a incêndios florestais.
Nas duas últimas semanas foram realizadas instruções de prevenção e combate a incêndios em vegetação, terrenos baldios e amontoados de lixo. Além de participarem de um trabalho de conscientização, as crianças confeccionaram maquetes demonstrando situações para o uso de técnicas de aceiros naturais e artificiais, exercitando essas técnicas.
As crianças aprenderam, também, a utilizar materiais de combate a incêndios florestais, como: abafadores, bombas costais e pinga-fogo; e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
“Eu acho uma coisa boa pra nós as instruções de incêndio florestal, a gente tá aprendendo coisas novas. A gente aprende mais sobre o trabalho dos bombeiros, o que eles fazem todo dia”, disse o 3º Sargento Bombeiro do Amanhã Luiz, 11 anos, após as instruções.
“Foi muito bom. Quando a gente vê uma situação real, a gente já sabe como orientar as pessoas”, disse o Soldado Bombeiro do Amanhã Gesley, 13 anos.
Nesta sexta-feira (25), a semana foi encerrada com uma atividade de orientação à Comunidade por meio de uma panfletagem na área central da cidade, onde os bombeiros do amanhã abordavam os transeuntes e falavam sobre a importância de se proteger o meio ambiente, com atitudes de prevenção às queimadas de florestas, terrenos baldios e amontoados de lixo.
Para o Instrutor do SCFV Bombeiros do Amanhã, Soldado Bombeiro Militar Roceli, “vivenciar na prática é de suma importância para o aprendizado destas crianças e adolescentes, e juntamente com experiências como essa, de interação com a comunidade, ficarão eternizadas para eles eternizadas”.
GALERIA: