Três Lagoas (MS) – Oficial do 5º Grupamento de Bombeiros Militar, 2º Tenente BM Hoanderson Gomes De Sá, retornou recentemente da cidade de Franco da Rocha/SP, onde realizou o Curso de Atendimento a Emergência com Produtos Perigosos (AEPP), na Escola Superior de Bombeiros (ESB).O curso teve como objetivo especializar bombeiros militares no atendimento a emergências envolvendo produtos perigosos, dentro do atual contexto de crescimento do país na área industrial, assim como se dá no município de Três Lagoas. Tal crescimento industrial leva a grande fluxo e utilização de produtos químicos, classificados como produtos perigosos em diversos modais de transporte.
Dentro de uma carga horária com duração de 30 dias, as aulas iniciaram-se com teoria e práticas diversas envolvendo o tema, estendendo-se com simulados e visitas a cidades vizinhas da capital paulista. Nessas regiões encontram-se grandes polos industriais, como: Americana, Paulínia, Cubatão, dentre outras. As Visitas foram marcadas pelo conhecimento de empresas que produzem ou transportam produtos perigosos para clientes de todo o país.
Destaque para a visita ao Instituto de Pesquisas Energéticas (IPEN). Ali foi apresentado o reator nuclear, que fica dentro da Universidade de São Paulo (USP), utilizado na medicina nuclear e indústria farmacêutica.O oficial de Mato Grosso do Sul, Tenente BM De Sá, durante dois dias de treinamento com o Batalhão dos Fuzileiros Navais de Aramar, teve instruções de descontaminação em massa e descontaminação em caso de produtos químicos utilizados como armas para o terrorismo. Nesta oportunidade, foi apresentada a construção do primeiro submarino nuclear do Brasil que conta com tecnologia nacional.
Por fim, com o Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar SP, o curso de AEPP III também trabalhou o conhecimento sobre explosivos e bombas e procedimentos cabíveis ao Corpo de Bombeiros Militar neste tipo ocorrência.