Projeto Primeiros Socorros na Escola

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 22, 2018 as 16:46 | Voltar

Dourados (MS) – Nesta quinta-feira (21), 34 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso receberam certificados pela participação no Projeto Primeiros Socorros na Escola.

O Projeto teve como objetivo promover ações educativas em primeiros socorros aos alunos. Percebe-se a importância e a necessidade da elaboração destas ações educativas, com o intuito de fornecer subsídios aos alunos, que em sua grande maioria são leigos, com poucos conhecimentos sobre o assunto, ensinando a prevenir e atuar ante o atendimento emergencial.

A idealização foi realizada pelo Sargento BM Orides Piveta Júnior como parte de um projeto do mestrado profissional da UEMS (Universidade Estadual de MS). Com uma carga horária total de 08 horas aulas, divididas em teóricas e práticas, foram abordados os assuntos: segurança do local, sinais vitais e exame primário; desobstrução de vias aéreas; parada cardiorrespiratória, reanimação cardiopulmonar (RCP); hemorragias, hemostasias e exame secundário; convulsões, desmaio, fraturas, entorses e luxações; confecção de talas usando papelão e madeiras; curativos, imobilizações e transporte.

No encerramento da solenidade de entrega de certificados, os alunos realizaram uma simulação de ocorrência onde uma suposta vítima (aluno) teria sofrido uma queda na prática esportiva e apresentava suspeita de lesão no membro inferior. Uma equipe de alunos colocou em prática os conhecimentos e habilidades adquiridas durante o curso, permitindo comprovar serem capazes de realizar procedimentos básicos no atendimento inicial em urgências e emergências de forma natural e com presteza. Abrilhantando a simulação, acionaram uma Unidade Resgate do 2º GBM que foi até o local, dando continuidade ao atendimento pré-hospitalar.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.