Bombeiro militar em Três Lagoas realiza treinamento de emergência no Aeroporto Municipal

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, junho 23, 2017 as 00:08 | Voltar

Três Lagoas (MS) – O 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) realizou, no período de 19 a 22 de junho, um Treinamento com o Corpo Voluntário de Emergência (CVE) do Aeroporto Municipal de Três Lagoas (Aeroporto Regional Plínio Alarcon). Treinamento este realizado por meio de um plano de instruções com aulas teóricas e práticas direcionadas a profissionais que atuam na área de aviação, atendendo acidentes aeronáuticos ou participando de ações de emergência em aeroporto.

O Treinamento foi finalizado nesta quinta-feira (22) com um Simulado de Emergência no Aeroporto Municipal, onde uma aeronave de pequeno porte durante manobra passa a apresentar foco de incêndio em seu motor, gerando muita fumaça. Os ocupantes da aeronave não conseguem sair e o auxiliar de manobra faz contato com a 2ª Seção de Bombeiros Militar (2ª SBM) no aeroporto que presta o primeiro atendimento. O rádio operador da 2ª SBM aciona o 5º GBM que, imediatamente, desloca o Trem de Socorro. Dá inicio, então, a uma operação com utilização da ferramenta SCI. Ao final, o incêndio é extinto e as 5 vítimas são atendidas e transportadas ao Pronto Socorro.

O Simulado Operacional, além de encerrar o treinamento do CVE, teve também o objetivo de instruir a tropa operacional do 5º GBM para atuação em evento adverso em aeronaves, visando: Instruir os bombeiros militares nas ações a serem tomadas numa ocorrência de incêndio envolvendo aeronave; exercitar o uso da ferramenta SCI (Sistema de Comando de Incidentes); e definir necessidades logísticas e emprego de recursos.

“Um acidente como este não é corriqueiro, mas pode acontecer. É importante que estejamos sempre prontos e preparados”, disse o Comandante do 5º GBM, Tenente-Coronel BM Arruda, ao presenciar o simulado.

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.