Viaturas

ABS – (Auto Bomba Salvamento): Veículo de porte médio com cabine dupla, destinado ao transporte de militares e materiais para operações de Busca e Salvamento. Dotado de guindaste hidráulico, podendo ser empregado no arrastamento e no içamento de cargas. Possui também, tanque com capacidade de 1500 litros de água, sendo assim usado também no combate a incêndio. Transporta até quatro militares.

ABRESC– (Auto Busca Resgate e Salvamento com Cães):  Veículo destinado ao transporte militares (treinadores) e cães  para operação onde se necessita busca e resgate de pessoa desaparecida.  Transporta até três militares e dois cães.

ABR – (Auto Bomba Rápido): Veículo possui cabine dupla e tanque com capacidade de 1500 litros de água e 100 litros de líquido gerador de espuma. Tornando se assim, uma viatura ágil para atendimento em operações de Busca e Salvamento. Transporta até cinco militares.

UR – (Unidade de Resgate): Veículo destinado ao atendimento de vítimas de acidentes que requerem atendimento emergencial na fase pré-hospitalar. É dotado de equipamentos que permitem à tripulação de bombeiros prestar os socorros de suporte básico da vida, de forma a estabilizar, imobilizar e transportar adequadamente a vitima ao centro médico mais apropriado para a situação. Transporta até quatro militares.

ABT – (Auto Bomba Tanque): Este veículo empregado no combate a incêndio, normalmente como primeiro carro, por sua versatilidade  e maior capacidade para transporte de guarnição e equipamentos. Esta viatura é dotada de bomba para recalque de água para combate às chamas. É o veículo mais característico de bombeiros. Equipado com mangueiras, esguichos e diversos equipamentos hidráulicos além de materiais de “sapa” e arrombamento, podendo ser adaptado para transporte de equipamentos de primeiros socorros e salvamento. Com cabine dupla,  o modelo possui capacidade para armazenar cinco mil litros de água e uma bomba de 750 GPM (galões por minuto).  Transporta até cinco militares.

6ATR – (Auto Tanque Rebocável): Veículo de apoio às operações de combate a incêndio destinado ao transporte e abastecimento de água. Possui bomba de menor capacidade para recalque de água, podendo ser acoplado à outra viatura de combate a incêndio, como o ABT – Auto Bomba Tanque.

MOB – (Moto Resgate): Veículo de apoio às operações de resgate, com rápido deslocamento em grandes cidades, Servindo como primeiro atendimento às vítimas que necessitam da Unidade de Resgate. Transporta um militar.

7AT – ( Auto Tanque): Veículo também utilizado no combate a incêndios, normalmente empregado em apoio à outra viatura de combate a incêndio, o ABT – Auto Bomba Tanque, possui tanque com maior capacidade de água (27.000 litros).

AS – (Auto Salvamento): Veículo utilizado para variados tipos de salvamentos. Adaptados para transportar embarcações, guarnições e equipamentos. Também utilizada como viatura administrativa. Transporta até cinco militares.

Modelo: L 200 Triton.

AS – (Auto Salvamento): Veículo utilizado para variados tipos de salvamentos. Adaptados para transportar embarcações, guarnições e equipamentos. Utilizada também  como viatura administrativa. Transporta até cinco militares.

Modelo: Nissan Frontier.

AS – (Auto Salvamento): Veículo equipado com um kit compostos por tanque e bomba de pressurização, é utilizada em Combate a Incêndios Florestais; Afogamentos; Busca e Salvamentos de pessoas e objetos; Deslocamento de Mergulhadores e Guarda-vidas; Socorro em locais de difícil acesso (zona rural, assentamentos rurais); Alagamentos e Emergências Rurais. Transporta até cinco militares.

Modelo: Agrale Marruá.

AC – (Auto Comando): Veículo destinado a apoiar o serviço administrativo e de fiscalização em vistorias. Transporta até quatro militares.

AC – (Auto Comando): Veículo destinado a apoiar o serviço administrativo e de fiscalização em vistorias. Transporta até dois militares e dotado de carroceria.

APA – ( Auto Plataforma Aérea): Veículo destinado ao corte de árvores. Com capacidade vertical de 12 metros e horizontal de 5,8 metros. Sua cabine tem capacidade de trabalho de até 136 kg. Viatura transporta até três militares.

LANCHA:  Viatura especial, utilizada em operações de salvamento e resgate aquáticas. Com capacidade para quatro tripulantes e motor Yamaha de 120 Hp.

MN – (Moto Naútica): Viatura especial, utilizada em operações de salvamento e resgate aquáticas. Com capacidade de até três tripulantes e com autonomia de 1 hora e 40 minutos de funcionamento.

ATP – (Auto Transporte Pessoal): Viatura especial, destinada para transporte de militares e também utilizada como sala de instrução móvel. Dotada de logística interna e aparato suficientes para ensinamentos de militares em diversas localidades do Estado.

10APP – (Auto Produtos Perigosos): Viatura especial, projetada para ser um veiculo versátil podendo ser utilizada como Posto de Comando Móvel, pois oferecerá aos seus usuários base para uso de notebooks com tela de “32”, toldo retrátil lateral alem de equipamentos de comunicação intrinsecamente seguros. Quanto aos equipamentos que compõem a APP destacam-se lanternas intrinsecamente seguras, corredor de descontaminação de campo, roupas de proteção de diversos níveis, equipamento foto ionizador, barreiras de contenção, mantas de absorção, Spill Drun(sobre tambores), mascaras de proteção química, turfa, resina epóxi,exaustor axial de grande volume, luvas de proteção e uma estação de calibração de explosimetro (Estação Pump Test-Draeger),compressor de ar comprimido rebocável para enchimento de cilindros, sistema de vídeo, sistema de iluminação especial, dentre os equipamentos portáteis de destaque está a câmara térmica.

REBOQUE: Carreta dotada para abastecimento de Equipamento de Proteção Respiratória (EPR). Contendo seis cilindros de 45 litros, com eficiência para abastecer um cilindro de 9 litros em até 1 minuto.