Missão

Missão: Vidas alheias e riquezas salvar!

De acordo com o Art. 144, § 5º da Constituição Federal - ...aos Corpos de Bombeiros Militares, além das atribuições definidas em lei, incube a execução de atividades de Defesa Civil. E pela Constituição Estadual no Art. 50 ao Corpo de Bombeiros Militar, instituição permanente, regular e autônoma, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil, de prevenção e de combate a incêndios, de busca, de salvamento e de socorro público.
O Corpo de Bombeiros Militar executa sua missão através de intervenções operacionais de salvamento em acidentes ou em situações de risco, combate a incêndios e orientações à comunidade acerca dos perigos de incêndio, além da prestação de auxílios a comunidade e do atendimento pré-hospitalar. Atua de forma pró ativa realizando vistorias técnicas exigidas em lei.

Salvamento - é o conjunto de operações necessárias para a remoção de vidas humanas ou bens de uma edificação que está sendo incendiada ou de outra situação perigosa, para posteriormente colocá-la em lugar seguro. O salvamento é iniciado imediatamente a chegada no local. Onde são levantadas informações da situação, para a tomada de decisão dos recursos a serem empregados, por intermédio de estratégias e técnicas adequadas ao caso.

Atendimento pré hospitalar (APH) - é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar (fora do hospital) destinado às vítimas de trauma (acidentes de trânsito, acidentes industriais, acidentes aéreos etc), violência urbana (baleado, esfaqueado etc), mal súbito (emergências cardiológicas, neurológicas etc) e distúrbios psiquiátricos visando a sua estabilização clínica e remoção à uma unidade hospitalar adequada. O APH é realizado por profissionais especialmente treinados. As manobras são realizadas visando retirar vítimas de uma situação hostil (Incêndio, preso em ferragens, ambiente confinado, altura, aquático etc) realizando a remoção da mesma para uma área adequada possibilitando o atendimento de suporte básico de vida, isto é, sem manobras médicas invasivas. No Brasil as Manobras de Suporte Avançado à Vida somente podem ser realizadas por médicos e enfermeiros.
Um outro ponto importante no APH é a chegada à vítima no menor tempo possível.
É um dos elos da cadeia de atendimento a vítimas sendo também conhecida como primeiros socorros ou Resgate.

Combate a Incêndio - é o conjunto de ações destinadas a extinção dos focos de incêndio num determinado ambiente, que pode ser em edificações e veículos ou rural.

A realização dos trabalhos depende de um fator muito importante que é o tempo resposta (tempo que uma viatura leva para chegar ao local, após ser solicitado) que em condições normais de solicitação feita corretamente, não ultrapassa ao período de 10 minutos em qualquer ponto das cidades que atua em MS.
No caso de incêndios, as chamas evoluem com o decorrer do tempo, podendo tornar-se dificultoso o trabalho de combate como também o resgate de vítimas, após vários minutos depois das chamas iniciadas.
Todos os cuidados acima, são causadores de incêndios, mas geralmente as sobrecargas elétricas, os descuidos com fogões a gás, e o lançamento de cigarros acessos tem sido as causas mais prováveis de incêndio. Já nas pastagens, matas e florestas as causas estão ligadas ao uso do fogo para renovação de pastagens que acabam saindo do controle do homem e nas margens das estradas novamente temos o lançamento de cigarros acesos como uma das principais causas.
Um outro item já é motivo de alerta em MS, os balões, que se deslocam causando risco à aviação e vegetação tanto urbana como rural.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.