Bombeiro Amigo da Amamentação

O Bombeiro Amigo da Amamentação, idealizado pelo Ministério da Saúde, surgiu com o objetivo de aumentar a coleta de leite humano.

Aqui no Estado, essa iniciativa foi implantada através de uma parceria entre as Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, Corpo de Bombeiros Militar de MS, Secretaria de Saúde e Comitê Estadual de Estímulo ao Aleitamento Materno. Os bancos de leite humano existentes são: Núcleo do Hospital Universitário, Maternidade Cândido Mariano e Santa Casa, que se revezam no atendimento às UTI Neonatal de suas próprias instituições.

Em cada banco de leite há um bombeiro, participando diretamente das atividades como: sensibilização das puérperas, cadastramento de doadoras, coleta do leite doado e manipulação do leite para o processo de pasteurização, entre outras.

A partir de 2002, foi registrado um aumento na captação bem como no número de atendimentos domiciliares que eram de 829,99 litros doados. Em 2004 esse número saltou para 1.580 litros, e até setembro de 2006 foram coletados 3.371,50 litros resultado da atuação direta do Bombeiro Amigo da Amamentação. No ano de 2006 a Rede Estadual de Bancos de Leite contabilizou 2.350 doadoras.

O projeto Bombeiro Amigo da Amamentação terá ampliação em breve. Irá atuar também na cidade de Dourados, quando da implantação do Banco de Leite Humano naquela localidade, onde bombeiros femininos serão destinadas para atuarem no projeto.