Bombeiros do Amanhã

Coordenador atual do Projeto: Sargento BM Jair Viana de Souza Junior

Sobre

O BOMBEIROS DO AMANHÃ tem por finalidade contribuir para a boa formação dos adolescentes, desenvolvendo a disciplina, a sensibilidade e o talento. Em parceria entre Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) e SAS.

Descrição:

H I S T Ó R I C O

A Unidade Bombeiros do Amanhã em parceria com a SAS / FUNESP, foi criada no dia 06/02/1993, em parceria firmada entre a extinta PROMOSUL – Fundação de Promoção Social de Mato Grosso do Sul e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grasso do Sul, Com o objetivo de atender adolescentes na faixa etária de 12 anos a 15 anos , oportunizando aos mesmos a aquisição de conhecimentos técnicos e práticos necessários à aprendizagem e ao desenvolvimento de funções e ações, proporcionando ainda meios que possam favorecer comportamentos e convivências harmoniosas na família e na sociedade.

Baseado na Lei Federal n° 8.069, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a Unidade Bombeiros do Amanhã apresenta um conjunto de ações educativas e sociais, capazes de oferecer aos adolescentes inscritos na Unidade, a possibilidade de mudar o quadro em que se encontra, através do desenvolvimento de suas potencialidades, de sua integração como membro respeitado na sua comunidade e na família, aquisição de hábitos saudáveis e consciência de sua cidadania.
No período em que os adolescentes estão na Unidade, os mesmos recebem noções básicas do serviço realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar MS como: Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Aula de Música (com integrantes da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar) Ordem Unida, Hierarquia e Disciplina, Natação, Informatica, Cidadania e Acidentes Domésticos. Os adolescentes recebem também alimentação (Café da manhã e almoço), atividades recreativas e culturais. A Unidade Bombeiros do Amanhã atualmente atende um total de 60 (Sessenta) adolescentes, selecionados pelo Corpo de Bombeiros e SAS.

O projeto Bombeiros do amanha teve como coordenadores no decorrer dos anos os seguintes militares:

• 1° Sargento Penrabel;
  • Tenente Luiz;
  • Tenente Reis;
  • Subtenente Antônio;
  • Sargento Garcia;
  • Sargento Airton;
  • Major Penrabel.
  • 3º Sgt Viana

Informação Geral

Os Bombeiros do Amanhã recebem instruções de ordem unida, hierarquia e disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos que os ajudam na formação pessoal, além de transformá-los em multiplicadores nas comunidades.

Para ingressar no programa, é necessário que os interessados estejam estudando e, devido à grande demanda, é realizada uma avaliação onde se relacionam renda familiar e risco social.

Projeto Bombeiros do Amanhã

Rua Santa Augusto, s/nº – Bairro Vida Nova II