Capacitação de Voluntários no Corpo de Bombeiros Militar

Campo Grande (MS) – No último fim de semana, dias 9 e 10, aconteceu na Academia de Bombeiros Militar o Curso de Capacitação de Voluntários no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul para a I TURMA do ano de 2019. Dessa vez, participaram voluntários músicos e componentes do Projeto Cão Herói! Cão Amigo! A capacitação foi desenvolvida por meio da Diretoria de Ensino, Instrução, Pesquisa e Educação (DEIPE) e executada pela Academia de Bombeiros Militar, tendo como Coordenadora a Major QOBM Tatiane.

O curso teve como objetivo capacitar os candidatos para atuarem no Serviço Voluntário do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, nas áreas de música e de terapia com cães, transmitindo conhecimentos básicos de prevenção de sinistros e acidentes diversos, e, assim, desenvolver noções para que possam também auxiliar nas áreas de prevenção e controle de incêndios, salvamentos e atendimento pré-hospitalar.

O Serviço Voluntário no Corpo de Bombeiros Militar realizado na Banda de Música e no Projeto Cão Herói! Cão Amigo! tem por finalidade propiciar aos membros da comunidade condições de apoiarem diretamente esse serviço público, oportunizando a formação de cultura preventiva, reativa e de assistência social. A sua criação e manutenção objetiva:

  • Apoiar e auxiliar a Corporação na execução de atividades musicais em ações cívicas, militares, culturais, educacionais e de assistência social;
  • Trabalhar repertórios militares, eruditos e populares, e de musicoterapia, desenvolvendo, também, conhecimento na área bombeiro militar, oportunizando uma cultura preventiva e reativa, pois lidarão constantemente com o público no decorrer do seu trabalho voluntário;
  • Oferecer modalidade terapêutica (Terapia com cães) a crianças portadoras de necessidades especiais nas escolas e idosos nos asilos de Campo Grande/MS, dentro de um enfoque científico e de inclusão social.