Formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS/2017

Campo Grande (MS) – Foi realizada na manhã de hoje (5), a cerimônia de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS 2017. A solenidade ocorreu no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS).

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Senhor José Carlos Barbosa, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Esli Ricardo de Lima, Diretor de Ensino, Instrução, Pesquisa e Educação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Alexandre Rosa Ferreira, Chefe do Estado-Maior Geral do CBMMS, Coronel Rodinei Ribera Ceballos, Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Senhor Adriano Garcia Geraldo, Diretor de Pessoal do CBMMS, Coronel Luiz Antonio de Mello, Comandante da Academia de Bombeiros, Tenente-Coronel Eduardo Steica da Costa, Diretor Geral do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), Coronel Jairo Shoitiro Kamimura, Superintendente de Planejamento, Projetos e Ações Integradas e Políticas de Segurança Pública, Tenente-Coronel Adriano Noleto Rampazzo, Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel RR Isaias Bittencourt, Coordenador Geral Segurança Especial da Prefeitura de Campo Grande, Major Pedro Centurião Filho  e demais oficiais, praças e familiares que puderam prestigiar a solenidade.

Durante a cerimônia que marcou o término do CAS 2017, foram homenageados os três primeiros colocados.  O curso teve início no dia 05 de junho e término no dia 28 de novembro de 2017. Sendo mais um curso desenvolvido na modalidade de Ensino à Distância – EAD, que foi implantada no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul em dezembro de 2015.

O CAS BM 2017 é o sexto curso da Corporação a utilizar a plataforma EAD, que conta com o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde o aluno tem à sua disposição o acesso pleno a todas as matérias presentes no currículo, possibilitando a flexibilidade de horário e local para realizar seus estudos. Dessa forma o militar é capacitado, aperfeiçoado e ascende profissionalmente na sua carreira sem ausentar-se de sua unidade.

Este Curso de Aperfeiçoamento de sargentos foi formado por 77 alunos, sendo 71 BOMBEIROS MILITARES e 06 POLICIAIS MILITARES, e teve uma malha curricular de 370 horas/aula, onde foram ministradas as seguintes disciplinas: Legislação Bombeiro Militar; Educação Física Militar; Metodologia do Ensino Bombeiro Militar; Relações de Gênero, Combate ao Racismo e à Homofobia; Metodologia da Pesquisa Científica; Trabalho de Conclusão de Curso; Prevenção e Proteção Contra Incêndio e Pânico; Fundamentos da Gestão Pública; e Atualizações Profissionais nas áreas de Combate a Incêndio, Salvamento, Atendimento Pré-Hospitalar, e Atendimento com Produtos Perigosos.

Com a conclusão do Curso, os Sargentos Aperfeiçoados poderão contribuir nas suas Unidades de origem, na Capital e no Interior do Estado, nas missões que forem empregados, disseminando os novos conhecimentos adquiridos.