Militares do 1º GBM finalizam de forma destacada o CMAUT

Campo Grande (MS) – Militares do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, participaram do Curso de Mergulho Autônomo de Resgate, realizado na cidade de Dourados.  A capacitação teve início no dia 28 de março e término no dia 10 de maio, com a participação de 19 militares dos quarteis da capital e interior,  abordando os mais diversos assuntos, nessa atividade que é de suma importância para os Bombeiros Militares: o mergulho de resgate.

O curso de mergulho de resgate teve as premissas de aprimorar, atualizar e habilitar Oficiais e Praças da corporação para serviço de busca e resgate aquático de cadáveres e objetos submersos. Sendo entregue à sociedade mergulhadores altamente capacitados tecnicamente e fisicamente, com conhecimento necessário para atuação na área.

Foram ministradas aulas a distância e presencial, divididas em 19 matérias como: Equipamento Básico e Autônomo, Métodos de Busca e Resgate, Manutenção de Equipamentos Autônomos, Atividades Pré-Hospitalares em Mergulho Autônomo, entre outras. As provas foram aplicadas de forma prática e teórica, sendo realizadas de caráter eliminatório e classificatório.

O diferencial do curso foram as aulas práticas extremamente técnicas como: mergulho emergencial com a utilização de equipamentos de Proteção Autônoma, específico para combate a incêndio; desencarceramento submerso, simulando veículos submersos com cadáver preso em ferragens; acessibilidade para o mergulho de resgate através do rapel, simulando lugares de difíceis acessos; e o salto de helicóptero, simulando acesso em terrenos alagadiços sendo inacessíveis  por meios  terrestres.

O 1ºGBM foi representado por três militares no curso, que tiveram aproveitamento destacado ocupando as seguintes colocações: Soldado Thiago de Souza Brites (2º colocado), Tenente Diego Garcia Baumgardt (3º colocado) e Soldado Sérgio Santos Cedaro (6º colocado).

O encerramento do curso foi realizado no último dia 10 na cidade de Jardim – MS.  Com o batismo do mergulho de 37 metros de profundidade na Lagoa Misteriosa. A formatura contou com a presença do Comandante Geral do CBMMS Coronel Joilson Alves do Amaral e familiares dos novos mergulhadores.