Oficial do Corpo de Bombeiros Militar em Três Lagoas inicia “Curso de Operações em Incêndio” no Estado da Bahia

No início da semana passada, dia 07 de Maio, o 2° Ten QOBM Samuel Pedrozo Borges, lotado no 5° Grupamento de Bombeiros Militares (5°GBM), começou o “Curso de Operações em Incêndio (COI)”  no Estado da Bahia com a participação de 30 bombeiros militares.

Com duração prevista de três (03) semanas, a especialização tem por objetivo promover a unificação e uniformização nas operações de incêndio, em razão do seu alto risco para os militares. O Curso está sediado no Departamento de Ensino e Pesquisa(DEP) do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia (CBMBA), na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador-BA.

Apresentação dos alunos para instrução

Nesta primeira semana, as instruções se voltaram à adaptação dos alunos aos Equipamentos de Proteção de Incêndio (EPI) completo para combate aos mais diversos tipos de incêndios e se encerrou com a passagem de todos os alunos bombeiros militar pelo simulador de incêndio.

Instrução de queima no simulador tipo contêiner.

Neste simulador tipo contêiner, foi possível verificar todo o desenvolvimento do incêndio e durante as queimas foi utilizada uma câmera térmica sendo possível verificar a grande variação térmica e a importância das técnicas ensinadas e o uso dos EPIs.

Dentro do simulador, foi possível visualizar todas as fases ocorridas em um incêndio.

A formação dos seus bombeiros tem sido continua por parte do CBMMS, quando oficiais e praças se deslocam para outros Estados a fim de se especializarem e multiplicar as técnicas adquiridas aqui no Estado de Mato Grosso do Sul.

Uso de câmera térmica para se verificar a grande variação de temperatura e a importância do uso de EPIs para protenção dos bombeiros.