Galerias

5° Subgrupamento de Bombeiros Militar em Coxim Inicia Operação Carnaval na Região Norte

Coxim (MS) – Os militares da SAT (Seção de Atividades Técnicas) do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente iniciaram vistorias operacionais nos balneários da região Norte do Estado de MS, visando fiscalizar as edificações quanto à necessidade de atender às normas estabelecidas pela Lei n° 4.335/2013, além de orientar os empresários e banhistas da importância de estar atento às medidas de segurança, evitando acidentes e promovendo momentos saudáveis de lazer e diversão.

O 5° Subgrupamento de Bombeiros Militar em Coxim, sempre visando a segurança dos envolvidos, esteve nos balneários de maior concentração de público orientando os proprietários para manterem atenção redobrada para com os banhistas, sempre alertando-os da necessidade de atendar às orientações de placas informativas e de risco presente no local, não permitindo que as pessoas se arrisquem ou tomem medidas que vão em desconformidade com as ordem e avisos dos guarda-vidas, responsáveis pelo local.

 

Conforme a Norma Técnica n° 01/17, no item 5.1.3.2.2  – alínea a.g. piscinas, rios, balneários e similares devem locar boias na proporção de 02 (dois) a cada 500 m2 de lâmina de água destinada aos banhistas; nos casos de rios, balneários e similares, além das boias, locar 02 (dois) coletes salva-vidas a cada 500 m2 de lâmina de água destinada aos banhistas.

Para clubes, balneários e ocupações que proporcionem concentração de pessoas nas áreas destinadas aos banhistas, prever em nota, guarda-vidas na proporção de 02 (dois) a cada 500 m2 de lâmina de água. Nos casos de balneários com uso de rio, locar sinalização e limites da parcela do rio destinado aos banhistas.

As áreas destinadas às piscinas de clubes, balneários, condomínios residenciais e similares, devem possuir acesso restrito com finalidade de evitar afogamentos de crianças ou pessoas portadoras de necessidades especiais; a restrição pode ser executada com cercamentos, portões ou elementos que delimitem as áreas destinadas às piscinas; altura mínima de 1,05 m e, caso o cercamento seja vazado, vãos com no máximo 15 cm que impossibilitem a  escalada de crianças. Além locar placas de sinalização previstas na Lei Estadual Nº 4214/2012.

Das recomendações expressas pelos Bombeiros aos proprietários e banhistas, destacamos as seguintes:

  • Evite entrar nos rios e córregos logo após as refeições ou se tiver ingerido bebidas alcoólicas;
  • Não nade ou se aventure fora das áreas delimitadas pelos guarda-vidas;
  • Mantenha-se distante de pedras ou penhascos e de forma alguma efetue pulos ou saltos em locais sem visibilidade ou não permitidos pelos responsáveis no local;
  • A utilização de boias e objetos flutuantes, além de não serem indicados como seguros para crianças, transmitem a sensação de uma falsa segurança e podem arrastar você para áreas mais profundas e perigosas;
  • Não permita crianças sozinhas em áreas de banho, e caso perceba crianças sem acompanhamento dos pais, informe imediatamente os guarda- vidas e responsáveis pelo local.
  • Não simule afogamentos, além de causar pânico nas pessoas, isso desvia a atenção dos guarda-vidas de um possível afogamento real;

Bombeiros, Nós Somos por você!!!

Corpo de Bombeiros Militar de Coxim realiza vistoria em Unidade de Armazenamento de Grãos e no Aeroporto de São Gabriel D`Oeste

Coxim (MS) – Na quarta- feira (17), os militares da SAT (Seção de Atividades Técnicas) do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, realizaram vistoria no aeroporto (empresa de hangares utilizados para acondicionamento de aeronaves que efetuam  o trabalho de pulverização de agrotóxicos nos plantios agrícolas da região) e na Unidade de Armazenamento de Grãos da Cooperativa Central de Alimentos em São Gabriel do Oeste.

O objetivo da Vistoria é garantir que a Lei 4.335/13 esteja sendo cumprida, respeitada e colocada em prática pelos estabelecimentos comerciais da cidade.

Neste caso mais especificamente, por tratar- se de empresas de grande porte, o cumprimento desta lei evita que ocorram acidentes, sinistros, incêndios e até mesmo alguma catástrofe. Durante a vistoria, são verificados se os itens de segurança, como extintores, lâmpadas de emergência, placas de sinalização de emergência, etc… estão colocadas de acordo com os projetos de cada edificação, projetos estes que são feitos por engenheiros devidamente cadastrados junto ao Corpo de Bombeiros Militar do MS e que são feitos levando- se em conta as especificidades de cada local para que caso ocorra um incidente, o uso dos itens e equipamentos de segurança possam ser utilizados de maneira otimizada.

No caso dos Silos, é imprescidível ainda (de acordo com a Norma Técnica 27/2013) que a instalação tenha constante programa de limpeza, para evitar acúmulo de poeira, evitando assim explosões. Os grãos devem ser constantemente aerados, para evitar a decomposição e não gerar vapores inflamáveis como o metanol, propano ou butano, sendo assim, é exigido ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos sistemas de controle de temperarura, despoeiramento e explosão.

O trabalho de vistoria, realizado pela Seção de Atividades Técnicas,  busca verificar se os estabelecimentos possuem os itens de segurança e proteção conforme previsto na legislação vigente, estipulada pela Lei 4335/13. Atendendo- se as exigências,  a edificação recebe o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CVC/CBMMS).

 

Corpo de Bombeiros Militar do MS aposenta “Cão Terapeuta”, Kauê

Coxim(MS) – Na manhã do último sábado (27), aconteceu em Campo Grande MS o evento que marcou a aposentadoria de Kauê, um cão da raça golden retriever, que fazia parte do Projeto Social “Cão Herói, Cão Amigo – Terapia Assistida Por Cães” do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul.

O projeto refere- se aos atendimentos realizados em escolas, asilos, casas de repouso e instituições afins.

Kauê foi o segundo cão do projeto e o primeiro a se aposentar, depois de cinco anos de trabalhos desenvolvidos junto à crianças e idosos com necessidades especiais da capital.

 

Aos 14(catorze) anos de vida, Kauê passará a trabalhar apenas na clínica veterinária onde mora com seu dono e tutor, o médico veterinário Antônio Abreu. Em seus cinco anos de serviços, bem prestados à comunidade, Kauê mostrou a importância do contato entre pessoas (mais especificamente com necessidades especiais) e animais.

Durante as homenagens, o Criador e Coordenador Geral do Serviço de Cães do CBMMS, Cap. Fábio Pereira de Lima, ressaltou mais uma vez a importância do “Projeto Cão Herói, Cão Amigo – Terapia Assistida Por Cães” para a sociedade.

O Capitão falou também da oficialização do referido projeto (foi oficializado na Corporação em 2014, conforme publicação em Boletim Geral do CBMMS, n° 61 de 04/04/2016 e suplemento, funcionando no 6°GBM em Campo Grande e 5°SGBM/IND em Coxim) dentro do CBMMS e das diferenças de perfil de um cão de busca e um cão terapeuta, pois, os cães que participam do projeto de terapia necessitam ser dóceis e tranquilos, não estressando- se fora de seu ambiente e principalmente quando as crianças puxam sua cauda ou orelhas, o que é normal e, finalizou lembrando que a terapia assistida por cães é um trabalho em equipe e multidisciplinar. O cão motivador é conduzido nas sessões por um bombeiro militar e voluntários capacitados, que auxiliam o tratamento de profissionais de saúde habilitados, compondo assim, um conjunto de sucesso.

Bombeiros Militares em Coxim recebem visita ilustre de criança de Rio Verde

Coxim (MS) – Na manhã de quarta feira, (24), o 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente recebeu a visita do pequeno Davi Lucca e de sua mãe, a enfermeira Luciana Evangelista, moradores da cidade vizinha, Rio Verde de Mato Grosso MS.

Luciana conta que Davi sempre foi fascinado pelo Corpo de Bombeiros, pelas viaturas, as luzes e sirenes, pela brincadeira de ser bombeiro, inclusive em suas mãos estava um pequeno caminhãozinho de incêndio, parte de sua coleção de brinquedos.

Recentemente sua mãe postou um vídeo, no qual Davi Lucca diz que vai ser bombeiro quando crescer, de maneira inocente e pura, despertando encantamento em todas as centenas de pessoas que visualizaram o vídeo.

O referido vídeo foi várias vezes compartilhado até chegar à pagina oficial do do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, no facebook, que fez uma postagem em referência ao Davi.

No quartel de Coxim, o futuro bombeiro conheceu as dependências, conversou com a guarnição de serviço, o conheceu o canil, os equipamentos e as viaturas operacionais, fazendo até mesmo um passeio na viatura Auto Bomba Tanque 43.

Para os militares presentes foi um enorme prazer e honra fazer parte do universo de Davi Lucca, um universo puro, de sonhos e encantamento pela profissão Bombeiro Militar.

Obrigado Davi Lucca pela visita… e estaremos sempre de portões abertos para recebê- lo novamente!