Galerias

6° Grupamento de Bombeiros Militar da capital realiza Prevenção Aquática

Campo Grande (MS) – Nesta útima sexta-feira (9), militares do 6ºGrupamento de Bombeiros realizaram prevenção aquática no Clube Sedesc/Funlec, preservando a segurança de aproximadamente 370 alunos do ensino fundamental  da Escola Raul Sans de Matos.

Os soldados Vitório e Israel, representaram o 6º GBM com objetivo de  proteção à vida, garantindo a segurança e bem estar dos alunos, prontos para o atendimento emergencial em caso de necessidade.

Segundo a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), no Brasil, 51% das mortes por afogamento na faixa etária de 1 a 9 anos de idade ocorrem em piscinas e residências.

O acidente ocorre de forma silenciosa e grande parte dos sobreviventes apresenta sequelas neurológicas graves e irreversíveis, fazendo com que a prevenção seja a melhor estratégia na abordagem do acidente por afogamento.

Aqui temos algumas orientações para as crianças na piscina:

– Só entre na piscina na presença de um adulto;

– Boia de braço ou circular não é sinal de segurança – cuidado!;

– Evite a sucção de cabelos e partes do corpo;

– Não se aproxime dos ralos de fundo e dos bocais de aspiração das piscinas;

– Não entre com cabelos soltos;

– Em residência nunca entre com a bomba da piscina ligada;

– Sempre entre na água com os pés primeiro – evite o trauma de cabeça;

– Nunca grite, ou finja uma situação de perigo, caso não seja verdade;

– Algumas brincadeiras são perigosas: correr em volta da piscina, pular em cima de tapetes flutuantes, pranchas ou de colegas.

Converse com as crianças e lembre-se: prevenir é sempre a melhor opção! Faça da natação segura a atividade que irá transformar o seu projeto verão em uma ação para a vida toda.

Acesse nosso “gibizinho” com orientações para tomar cuidado ao se divertir na água:

http://e.issuu.com/embed.html#31388575/54612619

“Vidas alheias e riquezas salvar”

 

6° Grupamento de Bombeiros Militar da capital realiza comemoração ao Dia da Mulher

Campo Grande (MS) – Nesta manhã de sexta-feira (9), no quartel do Parque dos Poderes, reuniram-se as bombeiras militares lotadas do 6° Grupamento de Bombeiros para um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O Dia da Mulher é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

O Tenente Coronel Huesley Paulo da Silva, comandante do 6ºGBM, parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia.

5° Subgrupamento de Bombeiros Militar em Coxim Inicia Operação Carnaval na Região Norte

Coxim (MS) – Os militares da SAT (Seção de Atividades Técnicas) do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente iniciaram vistorias operacionais nos balneários da região Norte do Estado de MS, visando fiscalizar as edificações quanto à necessidade de atender às normas estabelecidas pela Lei n° 4.335/2013, além de orientar os empresários e banhistas da importância de estar atento às medidas de segurança, evitando acidentes e promovendo momentos saudáveis de lazer e diversão.

O 5° Subgrupamento de Bombeiros Militar em Coxim, sempre visando a segurança dos envolvidos, esteve nos balneários de maior concentração de público orientando os proprietários para manterem atenção redobrada para com os banhistas, sempre alertando-os da necessidade de atendar às orientações de placas informativas e de risco presente no local, não permitindo que as pessoas se arrisquem ou tomem medidas que vão em desconformidade com as ordem e avisos dos guarda-vidas, responsáveis pelo local.

 

Conforme a Norma Técnica n° 01/17, no item 5.1.3.2.2  – alínea a.g. piscinas, rios, balneários e similares devem locar boias na proporção de 02 (dois) a cada 500 m2 de lâmina de água destinada aos banhistas; nos casos de rios, balneários e similares, além das boias, locar 02 (dois) coletes salva-vidas a cada 500 m2 de lâmina de água destinada aos banhistas.

Para clubes, balneários e ocupações que proporcionem concentração de pessoas nas áreas destinadas aos banhistas, prever em nota, guarda-vidas na proporção de 02 (dois) a cada 500 m2 de lâmina de água. Nos casos de balneários com uso de rio, locar sinalização e limites da parcela do rio destinado aos banhistas.

As áreas destinadas às piscinas de clubes, balneários, condomínios residenciais e similares, devem possuir acesso restrito com finalidade de evitar afogamentos de crianças ou pessoas portadoras de necessidades especiais; a restrição pode ser executada com cercamentos, portões ou elementos que delimitem as áreas destinadas às piscinas; altura mínima de 1,05 m e, caso o cercamento seja vazado, vãos com no máximo 15 cm que impossibilitem a  escalada de crianças. Além locar placas de sinalização previstas na Lei Estadual Nº 4214/2012.

Das recomendações expressas pelos Bombeiros aos proprietários e banhistas, destacamos as seguintes:

  • Evite entrar nos rios e córregos logo após as refeições ou se tiver ingerido bebidas alcoólicas;
  • Não nade ou se aventure fora das áreas delimitadas pelos guarda-vidas;
  • Mantenha-se distante de pedras ou penhascos e de forma alguma efetue pulos ou saltos em locais sem visibilidade ou não permitidos pelos responsáveis no local;
  • A utilização de boias e objetos flutuantes, além de não serem indicados como seguros para crianças, transmitem a sensação de uma falsa segurança e podem arrastar você para áreas mais profundas e perigosas;
  • Não permita crianças sozinhas em áreas de banho, e caso perceba crianças sem acompanhamento dos pais, informe imediatamente os guarda- vidas e responsáveis pelo local.
  • Não simule afogamentos, além de causar pânico nas pessoas, isso desvia a atenção dos guarda-vidas de um possível afogamento real;

Bombeiros, Nós Somos por você!!!

Corpo de Bombeiros Militar de Coxim realiza vistoria em Unidade de Armazenamento de Grãos e no Aeroporto de São Gabriel D`Oeste

Coxim (MS) – Na quarta- feira (17), os militares da SAT (Seção de Atividades Técnicas) do 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, realizaram vistoria no aeroporto (empresa de hangares utilizados para acondicionamento de aeronaves que efetuam  o trabalho de pulverização de agrotóxicos nos plantios agrícolas da região) e na Unidade de Armazenamento de Grãos da Cooperativa Central de Alimentos em São Gabriel do Oeste.

O objetivo da Vistoria é garantir que a Lei 4.335/13 esteja sendo cumprida, respeitada e colocada em prática pelos estabelecimentos comerciais da cidade.

Neste caso mais especificamente, por tratar- se de empresas de grande porte, o cumprimento desta lei evita que ocorram acidentes, sinistros, incêndios e até mesmo alguma catástrofe. Durante a vistoria, são verificados se os itens de segurança, como extintores, lâmpadas de emergência, placas de sinalização de emergência, etc… estão colocadas de acordo com os projetos de cada edificação, projetos estes que são feitos por engenheiros devidamente cadastrados junto ao Corpo de Bombeiros Militar do MS e que são feitos levando- se em conta as especificidades de cada local para que caso ocorra um incidente, o uso dos itens e equipamentos de segurança possam ser utilizados de maneira otimizada.

No caso dos Silos, é imprescidível ainda (de acordo com a Norma Técnica 27/2013) que a instalação tenha constante programa de limpeza, para evitar acúmulo de poeira, evitando assim explosões. Os grãos devem ser constantemente aerados, para evitar a decomposição e não gerar vapores inflamáveis como o metanol, propano ou butano, sendo assim, é exigido ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) dos sistemas de controle de temperarura, despoeiramento e explosão.

O trabalho de vistoria, realizado pela Seção de Atividades Técnicas,  busca verificar se os estabelecimentos possuem os itens de segurança e proteção conforme previsto na legislação vigente, estipulada pela Lei 4335/13. Atendendo- se as exigências,  a edificação recebe o Certificado de Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CVC/CBMMS).