Galerias

Encerramento do Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo- CBA-2

Campo Grande (MS) – Foi realizada nesta quinta-feira, 06, o enceramento do Curso Básico de Bombeiro de Aeródromo (CBA-2) , que foi realizado na Seção Contra Incêndio, localizada no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

O objetivo do curso, que teve início no dia 29 de outubro, foi habilitar os militares a exercer a função operacional de bombeiro em aeródromos. O curso teve duração de 6 semanas, em período integral. Foram ministradas instruções práticas e teóricas de: Noções Básicas de Hidráulica, Agentes Extintores, Atividade de Contra incêndio em Edificações Aeroportuárias, Sistema de Aviação Civil, Resposta à Emergência Aeroportuária, Conhecimentos Básicos da Aviação, Sistema de Aeronaves, Emergência Química, dentre outras.

A instruções foram ministradas pela empresa Falck Fire & Safety do Brasil, participaram do curso 25 (vinte e cinco)  bombeiros militares, praças e oficiais do CBMMS e 1 (um) Capitão Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão.

Estiveram presentes na cerimônia de encerramento e entrega de certificados do CBA-2, o Coronel Joilson Alves do Amaral, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, o Tenente-Coronel Eduardo Steica da Costa, Comandante da Academia de Bombeiros Militar, o Tenente-Coronel Waldemir Moreira Júnior, Comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar,  a Major Marlise Helena R. B. de Barros, Subcomandante do 6º Grupamento de Bombeiros Militar  e o Sr. Richard Aldrin Fernandes Custódio, Superintendente do Aeroporto Internacional de Campo Grande.

1º Grupamento de Bombeiros Militar recebe visita de alunos do Programa Forças no Esporte – PROFESP

Campo Grande (MS) – Na tarde desta quinta-feira, 29, o 1º Grupamento de Bombeiros Militar recebeu crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP), em visita inclusa na programação da disciplina de valores cívicos e sociais do projeto, tendo como  objetivo apresentar o trabalho do CBMMS, como forma de incentivo à carreira e fortalecer valores morais.

O PROFESP é um programa de âmbito nacional, promovido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério do Esporte e o Ministério do Desenvolvimento Social, com apoio das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), e visa democratizar o acesso à prática e cultura do esporte, promovendo a inclusão social através do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Em Campo Grande, é desenvolvido pela ALA 5 da Força Aérea Brasileira, no contra-turno escolar de aproximadamente 50 crianças, de 9 à 13 anos, da Escola Municipal Major Aviador Y-Juca Pirama de Almeida.

Durante a visita, os bombeiros militares realizaram exposição de materiais e pequenas instruções sobre os equipamentos utilizados no serviço operacional, viaturas e instalações do 1ºGBM. Foram realizadas também algumas atividades recreativas, de maneira a proporcionar, além da apresentação da atividade Bombeiro Militar, também  um pouco de diversão para essas crianças.

6º GBM realiza simulado de busca rural com cães na capital

Campo Grande (MS) – Foi realizado no dia 1º de novembro de 2018, pelo Canil do 6° Grupamento de Bombeiros Militar, um simulado de Busca Rural com os cães de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, lotados na Capital.
São dois cães da raça Blue Heeler (boiadeiro australiano) e dois condutores, Cabo Luiz Leite e Cabo Rocha Jr.
O simulado aconteceu na região do Parque dos Poderes e consistiu em uma pista de orientação de aproximadamente 5 quilômetros, onde os Binômios – nome dado ao Condutor e Cão – fizeram uma marcha e, após um pequeno intervalo de descanso, iniciaram buscas por vítimas desaparecidas em meio ao matagal.
O treinamento contou com a participação de voluntárias do Projeto Cão Herói Cão Amigo da Corporação, que utilizam cães treinados para Terapia Assistida com Cães em crianças especiais e pessoas com paralisia cerebral.
Participaram da organização o Aspirante a Oficial Alencar, Sargento Thiago e Soldado Hamer.

Projeto Bombeiros do Amanhã ministram palestra educativa em Ribas do Rio Pardo.

Campo Grande (MS) – Nesta terça-feira (19), alunos do Projeto Bombeiros do Amanhã em Campo Grande, com a monitoria do 2º Sargento Viana, ministraram uma palestra educativa no município Ribas do Rio Pardo.

A palestra que teve como tema “Incêndio Florestal”,  foi realizada na Escola Municipal Usina do Mimoso e  contou com a presença dos alunos do Bombeiros do Amanhã: Ítalo Gabriel Andrade Silva, Vitória Miranda Almeida, Gabriel Henrique Gonçalves Dias Andrade e Gustavo da Costa Alves de Oliveira, que efetivamente  cumpriram a missão de transmitir seus conhecimentos às crianças da escola.

O projeto Bombeiros do Amanhã desenvolve atividades que objetivam propiciar às crianças, condições de desenvolvimento social e cultural, por meio da aquisição de conhecimentos técnicos, teóricos e práticos. Tais atividades fortalecem a inserção de uma nova perspectiva para aquisição de valores e princípios éticos para a infância e juventude.