Maracaju (MS) – Na última Quarta-feira (1), O 13º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, após estudos do perfil dos atendimentos pré-hospitalares mais comuns e recorrentes ocorridos Maracaju e região, passará a pautar suas ações de prevenção, não só na questão da Segurança Contra Incêndio, Pânico e outros Riscos, como também nas ações de prevenção causas mais comuns de urgências pré-hospitalares que atendemos diuturnamente.
Essa preocupação, por mais que nossos bombeiros militares se esforcem em bem atender à população nos casos diários de acidentes automobilísticos, emergências clínicas como acidentes vasculares cerebrais, infartos, anginas, acidentes domésticos, agressões físicas, ferimentos por arma branca ou de fogo, envenenamentos, dentre tantas outras situações, convém ter um olhar claro na buscar do evitar, prevenir, antecipar-se para que todas essas ações danosas à vida humana ocorram. Mais vale uma equipe de bombeiros militares treinando diariamente, à postos no 13ºSGBM e promovendo a cultura da prevenção de diversos sinistros, que os mesmos na rua reagindo e atendendo as ocorrências, sem que tratem das causas, ou mesmo busquem mitigar essas causas, que notadamente, tanto sofrimento trazem a população.
Nesta linha de pensamento, em parceira com o Hospital Soriano Corrêa e a Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju, as equipes de Resgate do 13º SGBM estarão, ao longo do mês de Junho realizando visitas regulares e por amostragem, nas residências das vítimas atendidas. A ideia central deste trabalho é, em conjunto com a família da pessoa que está sob cuidados em decorrência de um acidente, receba orientações dos bombeiros militares, que estiveram em seu atendimento pré-hospitalar, sobre como evitar que tal acidente ou emergência ocorra novamente.
Espera-se que, com essa ação, a população aumente a própria percepção de autoproteção, dentro de suas famílias, criando ambiente de reflexão e avaliação de condutas consideradas, pelos bombeiros militares, de risco para a sociedade em geral.
Naturalmente, por ser uma iniciativa piloto na região, este projeto está em sua fase inicial e ainda sob a fase de amadurecimento interno no 13º SGBM para sua consolidação. Sabe-se, por experiências anteriores deste comandante, que há visão de 360 graus ao bombeiro militar ao realizar as visitas residenciais, tanto pelo aspecto que, durante a visita, tem-se contato com o histórico que precedeu o sinistro, como também, os desdobramentos familiares daquele mesmo sinistro. Essa visão mais integral, permite um amadurecimento mais completo do ciclo de urgências e emergências de nossos profissionais. Válido, também, citar que no médio prazo, a população conhecerá quem são os bombeiros militares que estão diariamente de serviço em prol da comunidade e poderá compreender melhor a dimensão da preocupação dos mesmos na busca incessante de se evitar um mal maior a quaisquer pessoa.
Contamos com a colaboração das famílias que, por ventura, possam receber a visita de nossos bombeiros militares e que, junto aos mesmos, essas famílias tornem-se porta vozes das dicas recebidas de prevenção e segurança a seus conhecidos, de modo a criarmos, em pouco tempo, uma rede de segurança coletiva no fomento de mais salubridade em Segurança Pública na cidade de Maracaju e região. Quaisquer curiosidades quanto ao projeto, estamos disponíveis via 193.