Porto Murtinho (MS) – O 14º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente em Porto Murtinho completou na data de ontem (24) o seu 17º aniversário de criação, inaugurado em 24 de fevereiro de 2004, através do Boletim Geral nº 041 de 03 de março de 2004, o quartel passou por diversas histórias, as quais contamos a seguir:
O 14º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, sediada na cidade de Porto Murtinho, antiga 2ª Seção de Bombeiros subordinada ao 2º SGBM/Ind. – Jardim, foi inaugurado em 24 de fevereiro de 2004, tendo como seu primeiro Comandante o 1º Ten QAOBM Geraldo Aparecido Cavasana.
As primeiras viaturas operacionais da unidade foram: uma viatura de Incêndio Auto Bomba Rápido (ABR–08) e uma Unidade de Resgate (UR–09), na época o quartel não dispunha de efetivo fixo, as guarnições eram formadas pelo Comando de Bombeiros do Interior (CBI) e enviadas para cumprirem suas escalas na unidade por aproximadamente 10 dias seguidos. A primeira guarnição foi composta pelos seguintes militares: Cabo Cáfaro (comandante), Cabo J. Ferreira, Soldado Valdeir, Soldado Chaves, Soldado R. Lopes, Soldado Ricardo e Soldado Torres. Estes bravos militares receberam o primeiro chamado para atendimento de ocorrência registrado na rua Corumbá, atual Amadeu Santo e Silva, que hoje pertence a Agência Portuária de Porto Murtinho, onde realizaram o combate a incêndio em terreno baldio com área aproximada de 150 m2, sendo deslocadas para o local as viaturas ABR–08 que empregou 400 litros d’água para extinguir as chamas e a viatura UR–09 permanecendo no apoio a guarnição.

A maior ocorrência já registrada no histórico do quartel foi o naufrágio de um barco-hotel denominado “Sueño do Pantanal”, ocorrido no dia 24 de setembro de 2014 o qual submergiu no rio Paraguai, após uma forte tempestade. Todo efetivo do 14º SGBM foi empregado neste sinistro, além do apoio de três guarnições de mergulhadores das cidades de Dourados (04 militares), Campo Grande (05 Militares) e Jardim (05 Militares) respectivamente. Das 27 pessoas a bordo, 12 vítimas foram resgatadas com vida. A operação contou com apoio do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Marinha do Paraguai, Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar, Policia Civil, Perícia Técnica, Prefeitura Municipal além de uma Comissão de autoridades incluindo um Ministro de Emergência Nacional que trouxe consigo 06 (seis) mergulhadores Paraguaios que realizaram os mergulhos em conjunto com mergulhadores do CBMMS. Esta tragédia ficou conhecida como a mais grave entre todas que ocorreram no Estado de Mato Grosso do Sul à época, sendo noticiada por veículos de comunicação de todo País.
No dia 12 de junho de 2006 e 12 de junho de 2015 o quartel recebeu da Câmara dos Vereadores de Porto Murtinho, o DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, pelos bons e relevantes serviços prestados à sociedade Murtinhense.
Em 28 de novembro de 2014, através do Diário Oficial nº 8.809 e através do Boletim Geral nº 221 de 28 de novembro de 2014, a então 2ª Seção de Bombeiros Militar, subordinada ao 2º SGBM/Ind. –Jardim/MS se tornou o 14º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, subordinando-se diretamente ao Comando de Bombeiros do Interior (CBI), aumentando, desta forma, a sua estrutura operacional e administrativa.
Atualmente o 14º SGBM/Ind. é responsável por uma área geográfica de aproximadamente 20.050 km2, incluindo os municípios de Porto Murtinho, Caracol e distrito de Alto Caracol, atendendo ocorrências de diversas naturezas como: Combate a incêndios urbano e florestal, busca e resgate de cadáveres em meio aquático, busca e resgate de pessoas com vida em áreas rurais, atendimento pré-hospitalar e serviços técnicos de vistorias.
O comandante atual, 1º Ten QOBM Alex Fernandes, possui um efetivo de 23 militares, sendo 02 Oficiais (Comandante e Chefe da Seção Administrativa) e 21 praças entre Sargentos, Cabos e Soldados, dos quais 18 são empregados no serviço operacional e 04 no serviço administrativo. O quartel possui 08 viaturas, sendo duas viaturas Auto Bomba Tanque (ABT), duas Unidades de Resgate (UR 57 e UR 71), 01 Auto Comando (AC), três viaturas Auto Salvamento (AS), e possui também 05 embarcações, sendo uma Lancha com Motor 4 tempos 90 HP, um Jet Sky, duas embarcações duralumínio de 7 metros para motor 40 HP e uma embarcação duralumínio de 5 metros para motor 25 HP.
Nesses 17 anos de criação, o 14º SGBM/Ind. passou por diversas mudanças, tanto na parte estrutural, como em seus materiais bélicos, equipamentos, viaturas e embarcações.
O 14º subgrupamento de bombeiros militar em Porto Murtinho, está localizado no Pantanal Sul-Mato-Grossense, microrregião do baixo Pantanal e já faz parte da cultura local, estando presente no dia a dia da sociedade Murtinhense, a qual tem a segurança de poder contar com uma tropa de militares comprometidos que honram o lema da Corporação “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”.