Campo Grande (MS) – Campo Grande (MS) – Nessa quinta-feira (19), o CBMMS recebeu a primeira visita institucional do Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa no Gabinete do Comandante-Geral. O encontro teve como foco a importância da saúde mental e da espiritualidade no ambiente militar. A reunião contou com a presença da Capelania que participa nos trabalhos de assistência religiosa na corporação.
O trabalho desenvolvido pelos bombeiros militares é marcado pelo estresse e pela pressão emocional, razão pela qual exige atenção especial à saúde mental. O estresse, a pressão por resultados, a jornada em salvar e resgatar vítimas são fatores que contribuem para o esgotamento mental, um problema que pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais, incluindo a depressão e ansiedade. Em vista disso que o Comandante-Geral do CBMMS, Coronel Frederico, demonstrou a preocupação e o investido que a Corporação tem realizado ao disponibilizar o serviço do Centro de Atendimento Biopsicossocial e da capelania.

Durante a visita, o Diretor de Ensino, Instrução, Pesquisa e Educação, Coronel Waldemir Moreira, destacou a relevância do contato com a espiritualidade, que pode aliviar o estresse e contribuir para a manutenção da saúde dos militares. Segundo ele, o atendimento à sociedade gera um impacto espiritual significativo nos bombeiros, “deixando marcas”, sendo assim, é crucial esse amparo e suporte espiritual para a manutenção da vida pessoal e profissional.
Bem como, o Arcebispo , Dom Dimas, acrescentou que a espiritualidade não se limita a sistemas religiosos ou rituais organizados, mas se relaciona com uma nova perspectiva de humanização do trabalho. Essa abordagem favorece a construção de laços de respeito e reconhecimento entre os profissionais, ampliando o contexto moral e social em que atuam.
A capelania do CBMMS, composta por militares de diversas crenças religiosas, atua de forma voluntária para oferecer suporte emocional e espiritual aos bombeiros. O Capelão Major Calixto ressaltou a importância desse serviço, que proporciona acolhimento e assistência em momentos de dificuldade, tanto física quanto mental. A Diretoria de Saúde (DS) do CBMMS, em conjunto com os capelães e assistentes sociais, tem trabalhado para atender essa demanda crescente, reconhecendo que muitos militares buscam ajuda para enfrentar os desafios do cotidiano.

A visita religiosa não só marca o estreitamento entre instituições que responsáveis pela vida como traz à tona a importância de iniciativas que promovam o bem-estar emocional e espiritual dos profissionais de segurança pública. Conforme ressaltou Dom Dimas, as “dificuldades existenciais podem acontecer em qualquer momento, por isso, precisamos estar preparados e, também, dar o devido suporte a quem está na linha de frente.”

A visita do Arcebispo reforça a relevância da espiritualidade e da capelania no Corpo de Bombeiros Militar, ressaltando que a atenção à saúde mental dos militares é um aspecto fundamental para a manutenção da qualidade de vida e da eficiência na prestação de serviços à sociedade.
Breve histórico do Arcebispo, Dom Dimas de Lara Barbosa
Nascido em primeiro de abril de 1956, Dom Dimas Lara Barbosa, foi ordenado padre em 1988. Uma longa trajetória que deu início como Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Eugêncio Mello, diocese de São José dos Campos em São Paulo. Dom Dimas foi também Vigário Paroquial das Paróquias Sant’Ana e São José e da Catedral de São Dimas na Diocese de São José dos Campo.

Atuou ainda como diretor e professor no Seminário Propedêutico da Diocese da cidade. Foi vice-reitor do Seminário de Filosofia e professor do Instituto de Filosofia Santa Teresinha do Menino Jesus e posteriormente vice- reitor da Residência Teológica Padre Rodolfo, ambos da diocese de São José dos Campos. Dom Dimas também foi professor no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus em Taubaté interior de São Paulo. Ainda em São José dos Campos foi administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. De 2000 a 2003, a serviço da CNBB em Brasília, Dom Dimas atuou como Secretário do Instituto Nacional de Pastoral INP e Secretário da Comissão Episcopal de Doutrina. Em agosto de 2003 foi ordenado Bispo. Atuou como secretário geral da CNBB de 2007 a 2011 e em julho de 2011 tomou posse como Arcebispo da Arquidiocese de Campo Grande.
(texto extraído do site da Arquidiocese de Campo Grande, disponível pelo https://arquidiocesedecampogrande.org.br/dom-dimas-lara-barbosa/)
Assessoria de Comunicação
CBMMS – NÓS SOMOS POR VOCÊ !