1º Grupamento de Bombeiros Militar realiza instrução no “Dia nacional de luta contra queimaduras”

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 6, 2017 as 14:04 | Voltar

Campo Grande (MS) – Visando a prevenção de acidentes e a conscientização da população, é comemorado no dia de hoje, 06 de junho, o “Dia Nacional de Luta contra Queimaduras”.  Para lembrar a data, o 1º Grupamento de Bombeiros Militar realizou instrução para o efetivo operacional que assumia serviço.

Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Atuam nos tecidos de revestimento do corpo humano, determinando destruição parcial ou total da pele e seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. As queimaduras são classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida. (fonte: Sociedade brasileira de queimaduras)

A instrução visou rever e aprimorar o conhecimento dos militares, com relação às primeiras ações em atendimento de vitimas de queimaduras. Foram abordados tópicos, como:

  • Queimaduras de 1º, 2º e 3º graus;
  • A importância da retirada de adornos, como pulseiras, anéis, correntes e piercing do corpo;
  • A utilização de curativos compressivos na cabeça, membros superiores e inferiores com ataduras e fitas térmicas;
  • Tipo de soro a ser utilizado (soro fisiológico);
  • A importância da utilização de compressas e/ou chumaços umedecidos no local da queimadura;
  • A utilização do agente extintor pó-químico;

O Corpo de Bombeiros Militar alerta para o perigo da utilização de álcool ao fazer bife na chapa e da importância em manter as crianças longe de fontes de calor, de tomadas e de produtos inflamáveis e, durante o mês de junho, com a realização das festas juninas, muitas pessoas acabam se acidentando devido ao manuseio incorreto de fogos de artificio.

Dicas e orientações

  • Independentemente do grau, a vítima precisa ser imediatamente encaminhada ao pronto-socorro. O atendimento na primeira hora após o trauma minimiza edemas.
  • Evite receitas caseiras, como o uso de pasta de dentes, manteiga, pó de café, folha de bananeira, entre outras. Essas substâncias podem agravar o quadro, retardando o tratamento e a cicatrização, além de sujar o local da lesão.
  • O socorro imediato e especializado é de suma importância para minimização de sequelas futuras e evitar o risco de infecções, já que o corpo fica fragilizado pelos ferimentos.

Mais dicas de segurança podem ser conferidas no link abaixo: http://www.bombeiros.ms.gov.br/dicas-de-seguranca/

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.