Aquidauana (MS) – Os militares do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente – Aquidauana/ Anastácio participaram nesta quinta-feira, 07 de abril, da Regata da Engenharia, competição que celebra o Dia da Arma da Engenharia do Exército Brasileiro, comemorado em 10 de abril.
Realizada pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, a Regata da Engenharia é uma competição esportiva com 07 (sete) oficinas, com saída do Porto do Soldado, em Aquidauana e chegada à prainha de Anastácio.
A primeira oficina, “rapadura com refrigerante” – ingerir rapadura (250 gr) com refrigerante (600 ml); a segunda oficina, “tanque d’água” – encontrar e conectar dois parafusos com suas porcas; a terceira, “tira ao alvo” – arrebentar 03 (três) bexigas com munição de armamento de ar comprimido; a quarta, “estacas metálicas” – cravar e retirar do chão arenoso, 02 (duas) estacas metálicas; a quinta, “serrote” – dividir parte de uma tora de madeira utilizando um serrote; a sexta, “subida na corda” – subir e descer em uma corda fradeada na Ponte Roldão de Oliveira, Ponte Velha; a sétima e última oficina, ‘operações matemáticas” – realizar uma prova de cálculo matemático com as operações elementares (adição, subtração, multiplicação e divisão).
As duas primeiras oficinas são realizadas em terra firme, no Porto do Soldado. Cada equipe, composta por 10 indivíduos, aborda então seu barco e remos e entra com ele nas águas do Rio Aquidauana.
Vencendo a correnteza as equipes ancoram ora do lado esquerdo, ora do lado direito das margens do rio e realizam as oficinas seguintes, até chegarem à prainha, onde ancoram e após concluírem o teste matemático, retiram e ultrapassam a linha de chegada, carregando seu transporte.
Participaram desta edição, 07 (sete) equipes: 04 (quatro) do Exército Brasileiro, 01 (uma) da Polícia Militar (ROTAI), 01 (uma) do Corpo de Bombeiros Militar e 01 (uma) da Universidade Federal de MS – Campus Aquidauana.
Ultrapassaram a linha de chegada nas primeiras posições a equipe da Companhia de Engenharia de Pontes – 1º lugar, a equipe da Companhia de Engenharia de Combate – 2º lugar e a equipe do 1º SGBM – 3º lugar. No local houve a premiação dos 03 (três) primeiros colocados.