Campo Grande (MS) – Juntamente com a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico, o 1º Grupamento de Bombeiros Militar iniciou nesta quarta (01), conforme o Plano de Operações nº001/CPA/2020 (Operação Estiagem), a Fase Resposta com escalas extras dos Grupos de Combate a Incêndio Florestal.

O objetivo das Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIF) é reforçar as equipes operacionais durante o período de estiagem, onde há o aumento de focos de incêndio em vegetações tanto no âmbito urbano, quanto na zona rural. Nesse período, os efetivos operacionais e administrativos fazem a composição das GCIFs.
Entretanto, é necessário que haja a vigilância e colaboração da comunidade, evitando a atitude de queimar resíduos e lixo, além do costume de “limpar” os terrenos baldios através do incêndio provocado. Esse ato pode se caracterizar como crime, além do risco de propagar as chamas para outros locais, colaborando com a redução da umidade do ar neste período de seca, acarretando consequências negativas para a saúde da população, principalmente crianças e idosos.
Dentre os problemas mais graves, podemos destacar a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, poluindo o ar e contribuindo diretamente para o aquecimento global, destruição de áreas de preservação ambiental, podendo também causar doenças respiratórias; outra situação preocupante diz respeito aos animais que vivem nas áreas atingidas por queimadas.